Tratamento de Sementes Forrageiras da Barenbrug: conheça o Yellow Jacket®

O tratamento de sementes forrageiras da Barenbrug - o Yellow Jacket®  - oferece proteção extra contra condições ambientais adversas as quais geralmente as sementes são expostas e facilita as operações de plantio, melhorando a implantação e o desenvolvimento inicial da pastagem, seja qual for o sistema de plantio adotado.

 

A tecnologia inovadora de tratamento da Barenbrug na cor amarelo-ouro possibilita uma rápida identificação das sementes forrageiras distribuídas na área através do contraste com o solo, permitindo realizar um adequado controle do plantio e eventual repasse em áreas mal cobertas durante a semeadura.

Quais os benefícios do tratamento de sementes forrageiras da Barenbrug - o Yellow Jacket®?

O estabelecimento é o período mais crítico e de maior risco para as pastagens. O tratamento de sementes forrageiras diminui os riscos de danos provocados pelas condições ambientais adversas as quais as sementes estão expostas e protege as plântulas contra o ataque de pragas e doenças desde os momentos iniciais. Além disso, também inclui nutrientes e substâncias promotoras do crescimento que aceleram o desenvolvimento radicular e permitem um estabelecimento mais rápido e uniforme.

 

Outro ponto importante é que, quando tratadas, as sementes apresentam um padrão mais uniforme, facilitando a manipulação, regulagem e a distribuição das sementes na área durante o processo de plantio. As pastagens implantadas com sementes tratadas apresentam maiores coeficientes de estabelecimento, possibilitando uma antecipação do momento do primeiro pastejo. 

 

Por que escolher o tratamento de sementes da Barenbrug?

Em razão da alta sofisticação dos nossos processo e equipamentos (importados da Dinamarca) e desenhados exclusivamente para o beneficiamento de sementes forrageiras, conseguimos disponibilizar um produto com padrão de qualidade sem igual no mercado, com aspectos de pureza, padronização e uniformidade da mais alta qualidade.

 

Devido a homogeneidade do nosso revestimento, o fluxo das sementes incrustadas é superior àquele de sementes nuas ou incrustadas de baixa qualidade, minimizando o risco de bloqueio e consequentemente aumentando o rendimento operacional e a uniformidade na distribuição das sementes.

 

Essa maior uniformidade de distribuição se deve à melhora das propriedades balísticas das sementes que, ao terem seu peso padronizado, apresentam uma maior eficiência de distribuição tanto em plantios aéreos como a lanço, o que não é conseguido quando se usa sementes desuniformes ou com partículas de diferentes densidades juntas (sementes chochas, torrões, gravetos, palhada etc.).

 

Outro destaque de nosso processo de incrustação fica por conta da excelente aderência do revestimento à semente, tornando praticamente nulas as perdas por quebramento/desprendimento quando comparado com outros produtos presentes no mercado, o que se deve à qualidade da matéria-prima empregada e uso de maquinário especialmente desenhado para esse fim. 

 

Além disso, pelo fato de nosso processo de incrustação se processar em camadas sobrepostas, os defensivos são aplicados separadamente e antes da semente receber o recobrimento final, assim, mesmo que por ventura o revestimento se desprenda, a semente permanece protegida, fazendo com que os defensivos permaneçam aderidos as sementes e cumpram efetivamente sua função.

Resultados

 

Economia de tempo – o uso de sementes incrustadas acelera o período total de estabelecimento ao garantir maior proteção e potencializar o desenvolvimento das plântulas, possibilitando uma entrada mais precoce dos animais nas áreas;

 

Economia de recursos – o tratamento imposto às sementes oferece proteção contra o ataque de fungos e pragas de solo, além do que a melhor distribuição das sementes na área contribui para o melhor “fechamento” do pasto e com isso reduzir a pressão por plantas invasoras, possibilitando economia de recursos no controle destes problemas;

 

Produtividade – pastagens bem estabelecidas apresentam maior potencial produtivo, o que consequentemente reflete no melhor desempenho animal que é o objetivo final da produção animal a pasto.

Tratamento de Sementes: Estabelecimento e Produção Inicial

A persistência e produtividade das pastagens dependem da população de plantas estabelecidas durante o processo de plantio. A obtenção da adequada população inicial é fundamental para garantir que os pastos atinjam seu potencial produtivo.

 

Somente os lotes de sementes Barenbrug de melhor qualidade fisiológica (boa germinação, vigor) e pureza física são selecionados para serem incrustados.

 

A tecnologia Barenbrug cria ao redor de cada semente uma zona mais favorável para a germinação e a emergência das plântulas. Estes benefícios são melhor observados quando o plantio é realizado em condições adversas, particularmente quando a disponibilidade de água é limitante. Como a incrustação das sementes é feita com material higroscópico, ocorre uma melhor captura da água disponível no entorno da semente, melhorando sua absorção. 

 

Outro benefício atribuído a incrustação é a proteção da semente contra flutuações de temperatura, contribuindo principalmente em situações de plantios antecipados – o “plantio no pó” – favorecendo assim a implantação de pastagens nas regiões onde essa técnica é adotada.

 

Também há o efeito protetor que o revestimento exerce sobre as sementes quando estas entram em contato com fertilizantes. Como há uma barreira física entre a semente e o meio externo, o revestimento promove uma proteção da semente por danos que podem ser causados pelo contato com fertilizantes, permitindo assim a mistura da semente com fertilizantes por períodos curtos de tempo.

 

Além disso, o revestimento garante a disponibilidade imediata de nutrientes ao redor da semente durante a emergência radicular, o que melhora a força inicial das plântulas e resulta em uma implantação mais rápida e uniforme.

 

A tecnologia de incrustação acrescenta valor a nossos produtos, aumentando a probabilidade de que cada semente se transforme em uma planta produtiva. Dessa maneira, buscamos modernizar o conceito de estabelecimento de pastagens, saindo do modelo tradicional que prioriza a densidade de plantio (kg de sementes/ha) para o modelo que busca estabelecer a quantidade de sementes requeridas por unidade de área para atingir as populações-alvo (plantas estabelecidas/m2), que no fim das contas é o que determina a produtividade inicial do pasto.  

 

Proteção desde o início com o tratamento de sementes da Barenbrug

 

A incorporação de fungicida e inseticida permitem uma proteção contra o ataque de fungos e insetos do solo que são os principais responsáveis por causarem mortalidade de plântulas durante os momentos iniciais do estabelecimento. O resultado é que as sementes incrustadas atingem maiores porcentagens de sobrevivência comparada com sementes sem incrustação.

 

Este efeito fica mais evidente em sistemas de implantação por plantio direto ou em renovação de pastagens com cultivo mínimo. Nessas situações o risco de morte de sementes e plântulas é alto devido à alta carga de insetos e fungos prejudiciais existentes no solo. A incrustação Barenbrug minimiza os riscos de ataque destes agentes prejudiciais, eliminando ou reduzindo a necessidade de pulverizações para controle desses problemas.

Tecnologia Barenbrug no tratamento de sementes é referência mundial

Nosso sistema de incrustação tem como objetivo oferecer ao mercado nacional tratamentos exclusivos de sementes, com alta qualidade e diferenciados em relação as outras opções disponíveis atualmente. 

 

Para isso, a empresa busca conciliar a experiência global de mais de 100 anos do Grupo Barenbrug com sementes forrageiras com as mais recentes tecnologias para produção e beneficiamento de sementes disponíveis no mercado.

 

Mais que uma incrustação de sementes, a tecnologia Barenbrug envolve uma série de tratamentos que visam potencializar o investimento feito na genética das forrageiras Barenbrug. 

 

O processo de incrustação incorpora uma ampla base de conhecimentos e experiências em tecnologia e fisiologia de sementes, avaliando o efeito da adição de cada componente usado nas fórmulas na resposta em desempenho da planta, garantindo que o melhor resultado possível seja alcançado.   

Quais os resultados produtivos com o uso de sementes tratadas?

  • Emergência mais rápida, com plantas mais vigorosas.
  • Desenvolvimento radicular inicial mais volumoso e estendido.
  • Estabelecimento eficiente.
  • Pastagens com maior densidade de plantas.
  • Adiantamento do primeiro pastejo.

Diferenciais do tratamento de sementes da Barenbrug

  • Somente os lotes de sementes Barenbrug de melhor qualidade fisiológica (germinação, vigor) e pureza física são selecionados para incrustação.
  • Formulação e processos exclusivos: potencializam a qualidade de cada lote de sementes Barenbrug.
  • Processos industriais são desenhados para proteger a semente e melhorar o efeito de cada produto incorporado.
  • Formulações e técnicas de incrustação desenhadas exclusivamente para cada cultivar Barenbrug.
  • A tecnologia de incrustação assegura a aplicação exata das doses recomendadas de nutrientes, fungicidas, inseticidas e outros aditivos, satisfazendo os requerimentos de cada cultivar.
  • Inovadora tecnologia de incrustação por camadas sobrepostas, separando fungicidas e inseticidas da semente.
  • Propicia um ambiente balanceado para a semente, permitindo que ela respire e assim preserve seu poder germinativo.
  • Polímeros de solubilidade variável que liberam sequencialmente os componentes em resposta à disponibilidade de água no solo.
  • Liberação gradual dos fungicidas e inseticidas devido ao efeito de microencapsulado gerado pelos polímeros.
  • Incorpora substâncias promotoras de crescimento das plantas: bioestimulantes, macro e micronutrientes
  • A incrustação é homogênea, estável e flexível. Sem desprendimento de pó nem rupturas. Não sendo prejudicada por manipulação em condições normais.
  • A incrustação de nossas sementes é realizada com a utilização de uma mistura de materiais de alta qualidade, de composição controlada, desenvolvidos especificamente para essa função. São utilizados materiais de incrustação sem substâncias tóxicas e de tamanho de partícula uniforme.
  • Os materiais e componentes utilizados em cada formulação, com suas respectivas doses, foram analisados em estudos de caráter físico-químico e biológico e então foram selecionados por sua compatibilidade e eficiência em atingir o resultado esperado.
  • São utilizados polímeros, adesivos e corantes de qualidade superior com reação neutra.

Como a Barenbrug garante alta qualidade no tratamento de sementes?

Aspectos analisados por nosso sistema de avaliação de qualidade:

 

  • Uniformidade, volume, localização e recobrimento de cada componente aplicado nas camadas do recobrimento, buscando um recobrimento suficientemente consistente e flexível para suportar a manipulação sem rompimento das camadas aplicadas. 

 

O nosso sistema garante ainda que a cobertura não se constitua em uma barreira física para a emergência da radícula ou impeça a absorção de água e gases.

 

  • Ausência de restrições físicas, químicas ou biológicas sobre a germinação da semente.
  • Efetiva liberação, absorção e adequado efeito residual dos produtos ativos incorporados. As doses aplicadas devem permanecer e cumprir efetivamente sua função.

 

O resultado final do tratamento de sementes da Barenbrug é um revestimento uniforme, de alta qualidade física, que se desintegra progressivamente no solo sob condições adequadas do ambiente. 

 

Como funciona o controle de qualidade do tratamento de sementes da Barenbrug?

 Os protocolos e padrões de qualidade aplicados em nossa planta excedem as normativas oficiais e foram definidos conforme as exigências do Grupo Barenbrug.  Em nosso laboratório de análise de sementes são realizadas as análises necessárias para garantir a conservação da qualidade das sementes tratadas. 

 

Sendo credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), nosso laboratório está habilitado a emitir todos os boletins de qualidade necessários para comercialização de sementes forrageiras.  

 

Assim, todo processo de controle de qualidade visa assegurar que as vantagens relacionadas ao processo de incrustação possam se manifestar no campo.  Algumas das características avaliadas incluem uniformidade do revestimento, incrementos de peso, taxa de absorção de água, consistência e plasticidade da incrustação, resistência à manipulação entre outros.

 

Além disso, também são feitas avaliações para determinação da qualidade da semente revestida, dentre as quais podemos destacas a avaliação da germinação em laboratório, estufa e a campo, plantabilidade e incidência de pragas e doenças. 

Quais são os processos industriais no tratamento de sementes?

As etapas do processo de incrustação incluem transporte de sementes, aplicação sequencial dos componentes, secagem, arrefecimento e ensacamento.

 

Todas as etapas são completamente automatizadas e se realizam numa sequência contínua. 

 

O processo industrial utilizado durante a incrustação é inócuo para as sementes, fazendo com que a mesma mantenha as mesmas propriedades de antes da incrustação.

 

Os tratamentos são realizados por maquinário especializado, permitindo uma ótima cobertura com eficiente distribuição dos tratamentos em camadas sobrepostas, o que confere melhor distribuição e eficiência do tratamento aplicado à semente.

 

A unidade de tratamento ajusta as quantidades de sementes a serem tratadas conforme a formulação específica e aplica as doses de forma precisa, no momento, intensidade e sequência requeridos em cada etapa. 

Formulação para o tratamento de sementes

A formulação é o resultado do ajuste entre combinação, concentração e localização dos componentes químicos que serão incorporados à semente em cada tratamento. A adequada combinação dos distintos componentes faz produzir um efeito sinérgico que supera aos efeitos da aplicação de cada componente separadamente.

 

Como as sementes de cada espécie possuem características particulares, o desenho de cada formulação sempre é ajustado caso a caso, não sendo utilizada uma única formulação para todas as espécies. Nosso arranjo industrial, inclusive, habilita a aplicação de fórmulas distintas a uma mesma espécie conforme os requerimentos particulares de cada lote ou solicitação específica.

Componentes do tratamento de sementes

Materiais inertes e de cobertura

 

Carbonatos de cálcio e magnésio, pó e líquidos inertes atuam separando fisicamente as distintas camadas de produtos aplicados sobre a semente. Permitem uniformizar o peso, volume e calibre das sementes revestidas, fornecem nutrientes, atraem água para a semente e atuam como lubrificantes sólidos recobrindo a semente e facilitando o plantio.

 

Polímeros

 

Podem ser naturais ou sintéticos. Compõem a matriz na qual os demais produtos são incorporados. Controlam a solubilidade das distintas camadas do revestimento e regulam a liberação dos produtos aplicados à semente. Os polímeros usados na incrustação são também aqueles disponíveis para o recobrimento de produtos farmacêuticos ou alimentícios, sendo inócuos para a semente.

 

Solventes, tensoativos, adesivos, espessantes e excipientes:

São combinados junto com os materiais inertes e os polímeros para aderirem às sementes, dando forma à incrustação e agregando as características requeridas à cada camada.

 

Pigmentos: 

São utilizados corantes orgânicos solúveis em água e polímeros desenvolvidos especialmente para a incrustação.

 

Nutrientes:

São acrescentados macro e micronutrientes em formas rapidamente disponíveis para as plântulas, facilitando o processo de emergência e desenvolvimento inicial.

 

Defensivos:

Os tratamentos incluídos no revestimento Barenbrug incluem defensivos que protegem a semente e as plântulas contra fatores biológicos adversos tais como pragas de solo e doenças fúngicas, durante o estabelecimento.

 

Os produtos e a concentração usados na incrustação foram selecionados durante o desenvolvimento da formulação e dos processos industriais. Isto assegura uma compatibilidade físico-química ótima entre os distintos componentes aplicados sobre a semente.

voltar