Porque utiliza de tecnologias que oferecem um conjunto de vantagens para proteger e potencializar o investimento feito na genética de pastagens Barenbrug.
Cada semente é o veículo dessa tecnologia. O tratamento de sementes atua como fixador de ingredientes protetores e nutrientes. As doses aplicadas permanecem sobre a semente, liberando-se gradualmente logo após o plantio e cumprem efetivamente sua função.
O tratamento inclui somente corante e carbonato?
Não, esses são só alguns dos ingredientes utilizados. Também incorpora fungicida, inseticidas, nutrientes e outros produtos em suspensão com polímeros adesivos.
O que é Revestimento de sementes?
Consiste no recobrimento das sementes aplicando materiais inertes de cobertura, adesivos especiais e corantes. No caso das sementes tratadas da Barenbrug também são adicionados nutrientes, fungicida e inseticidas além de polímeros que potencializam o efeito dos produtos adicionados.
O tratamento afeta a qualidade da semente?
Não. O processo industrial e a formulação utilizada foram determinados para manter a qualidade fisiológica original da semente. O tratamento se aplica somente às sementes de qualidade superior, o que permite maximizar o potencial genético da semente, uniformiza sua forme e tamanho, o que facilita o manejo do plantio.
Como o tratamento é realizado?
Após o beneficiamento, etapa que eleva a pureza das sementes para a níveis superiores à 95%, as sementes passam para a etapa de tratamento, com aplicação dos produtos até a formação da camada protetora ser finalizada, após a formação do revestimento as sementes tratadas passam por um processo de secagem até chegar na etapa final que é o empacotamento.
As sementes são tratadas em equipamentos desenhados especialmente para este fim, o que permite aplicação com alta precisão, usando distintos componentes em camadas o que confere uma cobertura uniforme com a dosagem exata.
Como se utiliza a semente tratada?
É utilizada da mesma forma que a semente convencional, as únicas recomendações específicas é que as sementes sejam abrigadas da umidade no momento do plantio, evitando que revestimento se desintegre, o que pode bloquear o canal de escoamento da plantadeira, no caso de plantadeiras pendulares deve-se retirar o agitador mecânico, o que pode danificar o revestimento das sementes.
Devo modificar a densidade de plantio quando usar semente tratadas?
A Barenbrug do Brasil recomenda uma sacaria de 10kg de sementes tratadas para formação de um hectare, no entanto, existem recomendações específicas de acordo com a cultivar a ser plantada e as condições da área no momento da semeadura, por isso, a quantidade adequada deve ser levantada junto ao técnico que acompanha o plantio.
Quais as vantagens de se utilizar sementes forrageiras tratadas da Barenbrug?
O tratamento protege a semente contra condições ambientais adversas. Facilita as operações de plantio, melhora a implantação e o desenvolvimento inicial da pastagem, independente da forma de plantio.
Vantagens das sementes tratadas:
- A semente tratada flui melhor na máquina semeadora.
- Minimiza os riscos de danos causados pelo contato das sementes com fertilizantes.
- Aumenta a eficiência de distribuição no plantio aéreo.
- Protege a semente contra flutuações de temperatura e outras intempéries climáticas.
- O tratamento atua como veículo fixador de ingredientes protetores e promotores do crescimento inicial, nutrientes, fungicida e inseticidas.
- Possibilita maior estabelecimento inicial devido a proteção contra o ataque de fungos e insetos do solo.
- Gera economia em aplicações de defensivos em cobertura além de criar a oportunidade para controle das pragas a tempo.
- Possibilita um adiantamento do primeiro pastejo, com retorno mais rápido do investimento.
Por que se incluem inseticidas e fungicidas?
Durante a fase inicial de seu crescimento as plântulas estão em seu momento mais vulnerável, assim, os inseticidas e o fungicida, presentes no tratamento, protegem às plântulas desde os momentos iniciais do estabelecimento, o que proporciona maior segurança e economia de recursos ao pecuarista e agricultores.
Que pontos devo me atentar ao plantar sementes tratadas?
Analisar cuidadosamente os equipamentos disponíveis para a semeadura desse tipo de semente.
Para efetuar a renovação ou implantação de pastagens com sucesso, é imprescindível a utilização de semeadoras adequada.
O tipo de semeadora e os mecanismos de regulagem dos sistemas de distribuição devem ser considerados e selecionados com antecedência.
Isso assegura um plantio eficiente de sementes de diferentes espécies, em especial as tratadas e revestidas, sem causar danos ao revestimento.
Itens para ficar atento durante o plantio:
- Regular a semeadora de acordo com a recomendação técnica fornecida.
- Não deixar semente em sacos abertos expostos à intempérie.
- Não aplicar água, nem produtos líquidos ou quaisquer produtos para tratamento em sementes previamente tradas ou revestidas.
- Evitar o plantio de sementes revestidas em dias chuvosos (alta umidade pela manhã, neblinas, chuviscos).
- Recomenda-se plantar o mais rápido possível logo após abrir cada saco e quando for aberto deve-se utilizá-lo em sua totalidade.
- Remover o agitador mecânico no caso de plantio com plantadeira pendular, evitando assim que ele danifique as sementes.
- Não deixar remanescentes de semente nas gavetas semeadoras ou no funil de carga que podem, com o tempo, obstruir o canal.
O tratamento se adapta a todos os sistemas e máquinas de plantio?
Sim. A única recomendação é que ao usar plantadeiras pendulares o agitador mecânico que se encontra no fundo do tambor, e que tem a função de movimentar o conteúdo do mesmo para facilitar o escoamento, seja removido. Além de ser desnecessário no caso de sementes revestidas, que apresentam um ótimo escoamento, o agitador pode danificar o revestimento devido ao atrito com as sementes.
Podem-se corrigir erros de manejo do plantio usando semente tratada?
Não. O tratamento atenua o efeito de algumas condições ambientais adversas e evita o ataque de pragas e doenças durante o período crítico da implantação, mas não substitui a fertilização, nem justifica a utilização de densidades de plantios abaixo do ideal. Também não resolve os problemas de profundidade de plantio inadequado, não elimina a necessidade de controle de plantas daninhas e o monitoramento de pragas, que são medidas essenciais para garantir o correto estabelecimento das pastagens.