Cultivar de Trigo BAR 10: Versatilidade e Rendimento

Em estudos feitos em várias regiões do Brasil, o Cultivar de trigo conseguiu ter um rendimento de 6002 de grãos (kg/ha). No mercado brasileiro de trigo, a Barenbrug atua de maneira independente, apoiada em acordos de cooperação, transferência de tecnologia e licenciamento de genética.

Cultivar de Trigo BAR 10: superprecoce com versatilidade e rendimento

O cultivar de trigo BAR 10 é uma escolha excepcional para produtores que buscam alta produtividade e qualidade industrial. Este trigo superprecoce é ideal para fechamento de semeadura ou quando há necessidade de semeadura para cultivares superprecoces. Entre seus principais benefícios, destacam-se a produtividade excepcional, com uma população de 350 a 370 plantas por metro quadrado, e a qualidade industrial, sendo um trigo melhorador que se sobressai na panificação, garantindo produtos finais superiores. Além disso, o BAR 10 possui um pacote fitossanitário equilibrado, oferecendo resistência robusta a várias doenças, o que proporciona maior segurança e eficiência produtiva.

 

No comparativo de desempenho, o BAR 10 se destaca em vários aspectos. Com um ciclo de emergência ao espigamento de apenas 4 dias de diferença em relação ao TBIO Audaz, ele é classificado como um cultivar precoce. Com 35g de peso de mil sementes (PMS), supera tanto o TBIO Astro quanto o Audaz. O peso hectolítrico (PH) do BAR 10 é de 80,5 kg/hl, acima dos TBIO Astro, Calibre e Audaz. Além disso, o BAR 10 possui 15,5% de proteína, superior aos TBIO Audaz e Calibre.

 

Em estudos conduzidos no Campo Experimental Cotripal na Safra 22/23, durante a avaliação de cultivares de trigo na primeira época da safra de 2022, em sacas por hectare, o Bar 10 obteve a 9ª colocação no ranking geral, com uma média de 98,4 sacas/ha. Na segunda época, o Bar 10 conquistou a 2ª posição no ranking geral, com uma média de 103,0 sacas/ha. Em testes conduzidos pela Sementes Gioveli, com datas de semeadura na primeira época em 17/05/22 e 16/06/22, o BAR 10 produziu 90,74 sacas por hectare. Nas pesquisas realizadas pela Van Ass Sementes entre 2022 e 2023, o BAR 10 mostrou um desempenho notável. Em 2022, nos ensaios gerais, o BAR 10 alcançou um rendimento de 107 sacas por hectare, garantindo o 2º lugar. Já em 2023, nos ensaios de superprecocidade, o BAR 10 obteve um rendimento de 62,7 sacas por hectare, conquistando o 1º lugar.

 

Caracteristicas Agronômicas do BAR 10:

Veja alguns diferenciais deste cultivar exclusivo da Barenbrug no Brasil:

  • Perfilhamento: médio;
  • Estatura: média-baixa;
  • Peso de mil sementes: Médio (35g);
  • Desgrane: Moderadamente Resistente;
  • Crestamento: Moderadamente Resistente;
  • Acamamento: Resistente - Moderadamente Resistente;
  • Germinação Espiga: Moderadamente Resistente.
  • PH Médio: 80,5

 

Recomendado para médias e altas tecnologias, o BAR 10 oferece ampla adaptação e excelente desempenho nas principais regiões tritícolas do Brasil. Seu alto potencial produtivo e pacote fitossanitário equilibrado garantem segurança e eficiência no cultivo. Este cultivar de trigo é a escolha ideal para produtores que buscam alta produtividade, qualidade industrial e resistência a doenças. Com seu ciclo curto e desempenho superior, destaca-se como um trigo superprecoce adaptado às diversas condições de cultivo no Brasil. Aposte no BAR 10 e colha resultados excepcionais!

Onde encontrar

Descubra quais são as empresas licenciadas e responsáveis pela comercialização da genética Barenbrug ao produtor rural.

BAR 10: Trigo Resistente a Doenças com Alto Potencial Produtivo

O Cultivar de trigo BAR 10 demonstrou maior resistência à doença foliar Mancha Amarela em comparação ao TBIO Audaz e apresentou maior resistência às doenças fúngicas Ferrugem da Folha e Brusone em relação ao TBIO Calibre. 

 

O Bar 10 é considerado muito resistente contra as seguintes doenças:

  • Mosaico;
  • Oídio;
  • Ferrugem da folha;
  • Queima da folha;
  • Brusone na espiga.

 

O Bar 10 é considerado resistente contra as seguintes doenças:

  • VNAC;
  • Mancha amarela;
  • Giberela.

Perguntas e Respostas sobre o Licenciamento de Genética de Trigo Barenbrug

Como funciona a atuação da Barenbrug do Brasil no mercado de trigo? 
A atuação vem ocorrendo através do licenciamento de genética de trigo voltada à produção de grãos, por meio de multiplicadores e licenciados que integram a cadeia de valor e que disponibilizam esta genética ao produtor rural. Atuações complementares a esta, ainda no mercado de trigo, serão desenvolvidas em estágios futuros.

 

Por qual motivo a Barenbrug optou por entrar no mercado de trigo?

A entrada da Barenbrug neste mercado está alinhada à sua missão de alimentar o mundo e incrementar a produtividade do agronegócio, somada à sua orientação estratégica de ampliar sua atuação no mercado brasileiro.

 

Atualmente a empresa disponibiliza os cultivares BAR 10 e BAR 20 ao mercado. Existe alguma perspectiva de disponibilizar novos cultivares?

Sim, o plano de negócio tem um caráter de médio e longo prazo e prevê outros lançamentos ao longo do tempo, que seguirá o padrão do mercado de trigo.

 

A empresa desenvolve geneticamente os cultivares de trigo que licencia?

No mercado brasileiro de trigo, estabelecemos um acordo de cooperação e transferência de tecnologia com a Biotrigo, para uma atuação independente, regida por nossos fortes valores, em diversas áreas em que a cultura é usada no agronegócio de nosso país.

 

Como a Barenbrug auxiliará o produtor rural a comprar os cultivares?

Teremos uma atuação próxima dos nossos licenciados, mas não realizaremos a operação comercial. Portanto, junto a esses licenciados, trabalharemos a comunicação e o direcionamento de produtores rurais interessados em adquirir a genética, de acordo com a região de interesse e programa de distribuição vigente com esses parceiros.

 

Como o produtor rural conseguirá adquirir o trigo?

Através das licenciadas, que são sementeiras de trigo estabelecidas no mercado. Estas adquirem genética da Barenbrug dos multiplicadores e, após nova rodada de multiplicação, vendem a semente ao produtor rural embalada em sua marca.

 

A Barenbrug é uma empresa com inovação como um de seus valores principais. Como esse valor se encaixa no projeto de licenciamento de trigo?

Há aderência total, não só pela inovação contida na oferta de novos cultivares de trigo ao mercado, mas também pelo fato desta iniciativa representar uma oportunidade de cooperação e transferência mútua de tecnologia entre a Barenbrug e seus parceiros no mercado, que colabora para o incremento de resultados no campo.

voltar