Panicum maximum cv. Massai
Massai Barenbrug: veja os destaques do cultivar de boa cobertura do solo e ótima rusticidade.
Massai Barenbrug: veja os destaques do cultivar de boa cobertura do solo e ótima rusticidade.
Gramínea forrageira do gênero Panicum de porte baixo que apresenta boa cobertura do solo e maior rusticidade quando comparada a outros cultivares do gênero. Como características do cultivar, pode-se destacar a maior tolerância à acidez do solo e ao déficit hídrico e também relativa maior facilidade de manejo.
1) Ótima resistência às cigarrinhas.
2) Bom potencial de produção em solos de média fertilidade.
3) Rápida cobertura de solo.
4) Indicado para fenação.
5) Consumida por equinos.
Forrageira indicada principalmente para o sistema de pastejo rotacionado, que possibilita melhor controle do pasto e facilidade de manejo. Tem sua utilização empregada com sucesso na fenação, em razão da sua alta relação folha/colmo, e para o uso em sistemas silvipastoris. Além disso, também é uma forrageira recomendada para pastejo por equinos.
Exige solos de média fertilidade para adequado desenvolvimento, com níveis de saturação de bases do solo situados entre 40% e 60%, dependendo do tipo de solo e
nível de intensificação aplicado. Para que haja a persistência da forrageira na área é necessário que haja reposição periódica da fertilidade do solo.
Áreas de plantio
Para pleno desenvolvimento recomenda-se o uso em regiões de solos com boa drenagem, com precipitação anual mínima de 600 mm bem distribuídos.
A taxa de semeadura é variável dependendo das condições da área, sistema de plantio (sistema a lanço, manual, em linha ou aéreo), disponibilidade de água no período e textura do solo. De forma geral, recomenda-se que haja a distribuição de pelo menos 150 sementes viáveis/m2, garantindo assim o estabelecimento de pelo menos 40 a 50 plântulas/m2, situação considerada satisfatória para um bom estabelecimento.
Adequa-se a sistemas de média a alta fertilidade do solo onde pode produzir desde 12 até 20 t de MS por hectare/ano. Em sistemas mais intensificados a produção pode atingir até 25 t de MS dependendo dos níveis de fertilidade. Nestas condições de produção de forragem a taxa de lotação média alcançada pode variar desde 1,5 até 5,0 UAs por ha/ano, dependendo da eficiência de utilização da forragem.
Apresenta bom consumo pelos animais, níveis de proteína bruta variando entre 10 e 14% e digestibilidade variando de 50 a 60%. Vale lembrar que estes valores são referenciais para um sistema médio de produção pecuária e são altamente influenciados pela fertilidade natural do solo, nível de adubação, estágio de desenvolvimento e manejo da forrageira.
É uma forrageira resistente tanto ao ataque de cigarrinhas-das-pastagens quanto ao ataque da cigarrinha-da-cana (Mahanarva spp.), indicada para áreas com histórico de ataque da praga.
* variável em função das condições de ambiente, fertilidade do solo e/ou manejo.
Deseja receber mais informações e entender se o cultivar Massai é a opção certa para o seu negócio e sua propriedade rural? Fale com a Barenbrug: entre em contato com a empresa, peça um atendimento comercial do Departamento de Vendas e realize uma cotação online de preços da forrageira. Tenha uma experiência Barenbrug!