Materiais inertes e de cobertura
Carbonatos de cálcio e magnésio:
Permitem uniformizar o peso, volume e calibre das sementes revestidas, fornecem nutrientes, atraem água para a semente e atuam como lubrificantes sólidos recobrindo a semente e facilitando o plantio.
Polímeros:
Podem ser naturais ou sintéticos. Compõem a matriz na qual os demais produtos são incorporados. Controlam a solubilidade das distintas camadas do revestimento e regulam a liberação dos produtos aplicados à semente. Os polímeros usados na incrustação são também aqueles disponíveis para o recobrimento de produtos farmacêuticos ou alimentícios, sendo inócuos para a semente.
Solventes, tensoativos, adesivos, espessantes e excipientes:
São combinados junto com os materiais inertes e os polímeros para aderirem às sementes, dando forma ao revestimento e agregando as características requeridas à cada camada.
Pigmentos:
São utilizados corantes solúveis em água e polímeros desenvolvidos especialmente para o tratamento e revestimento.
Nutrientes:
São acrescentados macro e micronutrientes que são rapidamente disponibilizados para as plântulas, favorecendo a emergência e o crescimento inicial das plântulas.
Defensivos:
Os tratamentos incluídos no revestimento de sementes da Barenbrug incluem defensivos que protegem a semente e as plântulas contra agentes biológicos adversos, como pragas de solo e doenças fúngicas, durante a germinação e o estabelecimento.