Cynodon dactylon: cultivar da Barenbrug com a tecnologia Yellow Jacket®

Conheça o cultivar que se destaca das outras do mesmo gênero por permitir o estabelecimento por meio de sementes

O Cynodon dactylon Barenbrug traz maior praticidade na formação da área e é excelente para o processo de fenação; conheça os outros benefícios funcionais do cultivar exclusivo da empresa líder global em soluções forrageiras

Cynodon dactylon: Praticidade e economia para mais resultado

Pertencente ao gênero Cynodon, que teve sua origem nos Estados Unidos, esta cultivar se destaca das outras do mesmo gênero por permitir o estabelecimento por meio de sementes. Com excelente germinação, a formação do cultivar se torna mais acessível e prática para o produtor. O Cynodon dactylon da Barenbrug do Brasil possui a exclusiva tecnologia Yellow Jacket®.


Como a maioria das cultivares do gênero, o Cynodon Barenbrug é exigente em fertilidade, necessitando de saturação debases próxima a 70%. Os teores de fósforo devem ser compatíveis àqueles exigidos pelas forrageiras mais produtivas, como potássio e principalmente nitrogênio devem ser ajustados ao nível de intensificação adotado na propriedade. Dessa forma, maiores taxas de lotação e frequência de cortes exigem maiores reposições.

 

Destaques do Cynodon dactylon: 

  • Excelente para o processo de fenação;
  • Estabelecimento por sementes;
  • Maior praticidade na formação da área;
  • Redução do custo operacional.

 

O Cynodon dactylon é indicado para quais casos?

  • Produtores de feno;
  • Criadores de bovinos, eqüinos, muares, ovinos e caprinos;
  • Pecuária de Corte e Leite em sistema rotacionado intensivo.

 

Qual o desempenho do Cynodon dactylon?

  • Rápido estabelecimento e formação da pastagem;
  • Excelente desempenho em sistemas de produção de feno de altíssima qualidade;
  • Alto teor de proteína bruta;
  • Alta resistência à seca e ao frio.

 

Utilização e resumo técnico do Cynodon dactylon:

Produção animal

Com crescimento prostrado e gemas próximas ao solo, é um material bastante adequado para pastejo por todas as categorias de animais, incluindo ovinos e equinos. Outro ponto de destaque é sua adaptabilidade à climas variados. Selecionado para tolerância ao frio, também se destaca por tolerar muito bem o calor, sendo uma forrageira adaptada às regiões tropicais e subtropicais do Brasil.

 

Fenação

Por apresentar boa quantidade de folhas e colmos finos, é excelente para o processo de fenação, garantindo rápida perda de umidade e conservação dos nutrientes na planta, o que resulta em um feno de ótima qualidade.

Bem manejada a cultivar pode atingir níveis de proteína ao redor de 18%.

Quer saber mais sobre o Cynodon dactylon?

Os profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnólogio da Barenbrug criaram um material técnico com informações sobre o cultivar Cynodon dactylon. Faça o download e veja os diferenciais para atingir melhor produtividade em sua propriedade rural.

Especialistas técnicos da Barenbrug respondem perguntas comuns de produtores sobre o Cynodon dactylon

Em termos nutricionais, há diferença entre o Cynodon dactylon Barenbrug e o Tifton 85?

Não há tanta diferença em termos nutricionais, são espécies da mesma família, que é o Cynodon dactylon. A diferença nutricional vai estar mais relacionada à época do ano, manejo de adubação e frequência de corte e/ou pastejo.

 

O Cynodon dactylon é uma graminea indicada para pastejo, produção de feno ou para ensilar?

A gramínea pode ser utilizada tanto para pastejo quanto para corte, produção de feno ou pré secado.

 

Qual é o manejo mais indicado para o Cynodon Barenbrug: contínuo ou rotacionado?

O Cynodon dactylon pode ser utilizado tanto no manejo de pastejo contínuo quanto no pastejo rotacionado. 

 

Qual a diferença do Cynodon dactylon Barenbrug para o Capim Vaqueiro?

As principais diferenças a campo são: 1) a estrutura da planta, o vaqueiro cresce mais prostrado ao solo e tem um porte de dossel mais compacto, é mais baixo e rasteiro em comparação ao Cynodon dactylon Barenbrug, que possui um porte de crescimento mais ereto, atingindo mais rápido a altura tanto de corte quanto de pastejo; e 2) o rendimento da operação de corte do Cynodon Barenbrug é maior que a do vaqueiro, pois a mesma hora de trator colhe mais área do nosso do que do vaqueiro, e consequentemente a produtividade também tende a ser um pouco maior porque aumenta a frequência de corte.

 

O cultivar Cynodon dactylon Barenbrug e o cultivar Tifton 85 possuem algum parentesco?

Sim, o Cynodon dactylon Barenbrug e o Tifton 85 são espécies do mesmo gênero, contudo, tem características diferentes, como, por exemplo, o Cynodon dactylon tem o seu estabelecimento por sementes e o Tifton 85 é por mudas (leia mais sobre a diferença nas respostas abaixo).

 

O Cynodon dactylon Barenbrug e o Tifton 85 são mais ou menos exigentes em relação à qualidade do solo?

A diferença em relação à qualidade do solo está mais associada a estrutura da planta. Por exemplo: o Cynodon dactylon Barenbrug, por ter ramos e folhas mais finas, não perde qualidade com a mesma facilidade que o Tifton 85 caso ultrapasse da altura de corte ou pastejo. Os dois são iguais em relação a exigência de fertilidade do solo. As espécies do gênero do Cynodon são consideradas de alta exigência em fertilidade do solo”

 

A diferença de custo na implantação do Cynodon por sementes em relação ao Cynodon por mudas é grande?

A diferença de custo de implantação do Cynodon por semente (Cynodon dactylon Barenbrug) ou do Cynodon por mudas (caso do Tifton 85) pode ser maior ou menor a depender de uma série de fatores, como, por exemplo, disponibilidade e custo de mão de obra (em caso de mudas) e o valor/qualidade da muda em si. Um dos benefícios da implantação por sementes é a capacidade de mecanização do processo, o que colabora para redução de custos. Para maiores informações, sugiro entrar em contato com o atendimento comercial da Barenbrug do Brasil para receber um atendimento técnico personalizado. 

 

Qual critério o produtor deve levar em conta na escolha da forma de plantio?

Deve se levar em consideração, na hora da escolha da forma de plantio, se o solo supri todas as exigências em fertilidade do Cynodon. O produtor que busca o sucesso necessita se atentar a alguns pontos de manejo. São eles: 1) solo deve estar bem-preparado, descompactado e bem nivelado; 2) a semente compactada com rolo compactador; 3) a compactação do solo deve acontecer antes e após a semeadura com rolo compactador; 4) a janela de semeadura deve ser respeitada (é importante não faltar água, pois a semente é muito pequena e possui baixa reserva); 5) e com o controle preventivo de invasoras.

 

Qual tipo de solo é mais apropriado para o Cynodon dactylon Barenbrug?

O solo mais apropriado para o Cynodon dactylon precisa preencher os critérios citados acima, respeitando a taxa de semeadura de 30 kg/ha, além de uma pluviosidade mínima de 800 mm na região. O Cynodon dactylon se adapta bem a qualquer tipo de solo, tanto argiloso quanto arenoso.

 

Faça o Curso de Forrageiras Barenbrug e veja todos os benefícios funcionais do cultivar Cynodon dactylon

Cultivar Cynodon dactylon é o tema do sétimo módulo do Curso de Forrageiras Online e Gratuito da Barenbrug do Brasil. Mestre em Produção e Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras, Michael Oliveira conduz as apresentações sobre o cultivar Cynodon dactylon no Curso de Forrageiras

voltar