QUE ES INCRUSTASAO!

Tratamento de Sementes: Veja as perguntas mais frequentes

O tratamento de sementes é uma técnica que tem como objetivo oferecer proteção extra contra condições ambientais adversas as quais geralmente as sementes são expostas. Criamos um texto para ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. 

Por que o tratamento de sementes da Barenbrug é referência mundial?

Porque, mais que um revestimento de sementes, é uma tecnologia que oferece um conjunto de vantagens para proteger e potencializar o investimento feito na genética de pastagens Barenbrug. 

 

Cada semente é o veículo dessa tecnologia. O tratamento de sementes atua como fixador de ingredientes protetores e nutrientes.  As doses aplicadas permanecem sobre a semente, liberando-se gradualmente logo após o plantio e cumprem efetivamente sua função. 

 

O tratamento inclui somente corante e carbonato?

 

Não, esses são só alguns dos ingredientes utilizados. Também incorpora fungicidas, inseticidas, nutrientes e outros produtos em suspensão com polímeros adesivos.

 

O que é tratamento de sementes?

 

Consiste no recobrimento das sementes aplicando materiais inertes de cobertura, adesivos especiais e corantes. No caso das sementes tratadas da Barenbrug também são adicionados nutrientes, fungicidas e inseticidas além de polímeros que potencializam o efeito dos produtos adicionados. 

 

O tratamento atinge a qualidade da semente?

 

Não. O processo industrial e a formulação utilizada têm sido desenhados para manter a qualidade fisiológica original da semente. O tratamento se aplica somente às sementes de qualidade superior. Maximiza o potencial genético da semente, uniformiza seu tamanho e forma e, além disso, facilita o manejo do plantio.  

 

Que diferença tem em relação aos outros tratamentos de sementes?

 

É um processo especializado, de recobrimento por camadas. Cada camada é formada por distintos produtos, separando a semente dos defensivos e assim evitar problemas de toxicidade.

 

Cada camada tem uma solubilidade distinta o que regula o fluxo de água para a semente e faz com que os componentes que circundam a semente se liberem gradualmente.

 

Os tratamentos convencionais aplicam todos os produtos sobre a semente ao mesmo tempo. Isto produz efeitos desfavoráveis para a semente.   

 

Como se realiza o tratamento?

 

O tratamento é realizado em etapas que compreende desde o beneficiamento das sementes em etapa anterior, para elevar a pureza a níveis maiores que 95%, então passa para o tratamento propriamente dito, onde se realiza a aplicação em camadas separadas, depois passa pela secagem até chegar na etapa final que é o empacotamento.

 

A semente é tratada por equipamentos desenhados especialmente para este fim, permitindo aplicação com alta precisão, usando distintos componentes sobrepostos em camadas e atingindo assim uma cobertura uniforme com a dosagem exata.    

 

Como se utiliza a semente tratada?

 

É utilizada da mesma forma que a semente convencional, as únicas recomendações específicas é que as sementes sejam abrigadas da umidade no momento do plantio, evitando assim que revestimento comece a se desintegrar podendo entupir o canal de escoamento da plantadeira e também, no caso de plantadeiras pendulares, deve-se retirar o agitador mecânico que pode danificar o revestimento das sementes.

 

Devo modificar a densidade de plantio quando usar semente tratadas?

 

Como regra geral é utilizado um saco de sementes tratadas de 10kg para formação de um hectare, no entanto, existem recomendações específicas de acordo com a cultivar a ser plantada e as condições da área no momento da semeadura, por isso, o valor adequado deve ser levantado junto ao técnico que acompanha o plantio.

 

Quais as vantagens de se utilizar sementes forrageiras tratadas da Barenbrug?

 

O tratamento protege a semente contra condições ambientais adversas. Facilita as operações de plantio, melhorando a implantação e o desenvolvimento inicial da pastagem, independente das condições de plantio.

Vantagens das sementes tratadas:

 

  • A semente tratada flui melhor dentro da máquina semeadora.
  • Minimiza os riscos de danos causados pelo contato das sementes com fertilizantes.
  • Aumenta e eficiência de distribuição no plantio aéreo.
  • Protege a semente contra flutuações de temperatura e outras intempéries climáticas.
  • O tratamento atua como veículo fixador de ingredientes protetores e promotores do crescimento inicial, nutrientes, fungicidas e inseticidas.
  • Possibilita maior produção inicial devido a proteção contra o ataque de fungos e insetos do solo.
  • Gera economia em aplicações de defensivos em cobertura além de criar a oportunidade para controle das pragas a tempo.
  • Possibilita um adiantamento do primeiro pastejo, com retorno mais rápido do investimento.

Por que se incluem inseticidas e fungicidas?

 

Durante a fase inicial de seu crescimento as plântulas se encontram em seu momento mais vulnerável, assim, os inseticidas e fungicidas aplicados no tratramento protegem às plântulas desses agentes prejudiciais desde os momentos iniciais do estabelecimento, trazendo maior segurança e economia de recursos ao pecuarista.

 

Que pontos devo me atentar ao plantar sementes tratadas?

 

Analisar cuidadosamente os equipamentos disponíveis para a semeadura das sementes tratadas.

 

Para efetuar a renovação de pastagens com sucesso, é imprescindível a utilização de semeadoras com mecanismos de configuração mecânica adequada. 

 

O desenho da semeadora e os mecanismos de regulagem dos sistemas de distribuição de sementes devem ser considerados e selecionados com antecipação.   

 

Essa decisão assegura um plantio eficiente de sementes incrustadas de diferentes espécies, sem causar quebraduras ou danos ao revestimento. 

 

Itens para ficar atento ao plantio de sementes tratadas: 

 

  • Regular a semeadora de acordo com a recomendação técnica fornecida.
  • Não deixar semente em sacos abertos expostos à intempérie.
  • Não aplicar água nem produtos líquidos ou quaisquer produtos para tratamento de sementes.
  • Evitar o plantio em condições de alta umidade ambiente (alta umidade pela manhã, neblinas, chuviscos).
  • Recomenda-se plantar o mais rápido possível logo após abrir cada saco e quando for aberto deve-se utilizá-lo imediatamente e em sua totalidade.
  • Remover o agitador mecânico no caso de plantio com plantadeira pendular, evitando assim que o mesmo danifique as sementes.
  • Não deixar remanescentes de semente tratada nas gavetas semeadoras ou no funil de carga que podem liberar o revestimento com o tempo e assim obstruir o canal.

O tratamento se adapta a todos os sistemas e máquinas de plantio?

 

Sim. A única recomendação é que ao usar plantadeiras pendulares o agitador mecânico que se encontra no fundo do tambor, e que tem a função de movimentar o conteúdo do mesmo para facilitar o escoamento, seja removido. Além de ser desnecessário no caso de sementes revestidas, que apresentam um ótimo escoamento, o agitador pode danificar o revestimento devido ao atrito com as sementes.

 

Podem-se corrigir erros de manejo do plantio usando semente tratada?

 

Não. O tratamento atenua o efeito de algumas condições ambientais adversas e evita o impacto de pragas e doenças durante o período crítico da implantação, mas não substitui a fertilização, nem justifica a utilização de densidades de plantios abaixo do ideal. Também não resolve os problemas de profundidade de plantio inadequado, não corrige erros na formulação de misturas, não elimina a necessidade de controle de plantas daninhas e o monitoramento de pragas, que são medidas essenciais para garantir o correto estabelecimento das pastagens

voltar