Pecuarista confirma potencial produtivo e resistência do Capim Mulato 2 a períodos de estresse

Segundo Marcio Oliveira, gestor da Fazenda Caruaru, a forrageira é utilizada para a renovação do pasto e a cada ano, devido aos diversos benefícios, aumenta-se o espaço dedicado para o Capim Mulato 2

Capim Mulato 2 tem como benefícios a alta capacidade de rebrote, excelente aceitabilidade pelo gado

A Fazenda Caruaru, localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte, tem como negócio a pecuária de corte, no sistema de ciclo completo. Ao todo, a propriedade possui 1.100 hectares e, desses, 700 são destinados para a pastagem de 700 animais.

 

Há seis anos a Fazenda utiliza o Capim Mulato 2, pioneira no mercado brasileiro. A forrageira é comercializada com exclusividade pela Barenbrug do Brasil, e traz aumentos de produtividade comprovados para sistemas de produção animal.  

 

Segundo Marcio Oliveira, gestor da Fazenda, a forrageira é utilizada para a renovação do pasto e a cada ano, devido aos diversos benefícios, aumenta-se o espaço dedicado para o Mulato II; atualmente, são 300 hectares formados com o híbrido. “Fazemos a renovação da pastagem para podermos intensificar a lotação da fazenda, com mais unidades animais por hectare. E, para isso, continuamos investindo anualmente no Mulato II”, explica.

 

 

 

Capim Mulato 2 apresenta alta produtividade

 

Seus principais benefícios são a alta capacidade de rebrote, excelente aceitabilidade pelo gado e a resistência a veranicos prolongados, situação que o Nordeste vem enfrentando há anos.

 

“A gente percebeu que o Capim Mulato 2 é uma forrageira mais resistente a épocas de estresse hídrico. E isso para o pecuarista da nossa região é um importante diferencial, pois a média anual de chuva tem sido em torno de 700 a 800 milímetros no ano, quando deveria ser de 1.200 mm/ano”, ressalta.

 

Controle de pragas é outro ponto forte do Capim Mulato 2

 

Oliveira também destacou os bons resultados de controle do híbrido em relação a pragas, especialmente em relação à incidência de lagarta.

 

No solo da Fazenda, os cuidados com a correção antes de iniciar o plantio seguiram as indicações sugeridas pela análise de solo. Na área da braquiária, foi realizada a calagem com calcário e a adubação fosfatada.

 

A semente é comercializada incrustada, com pureza mínima de 95% e com o novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, Yellow Jacket® inclui inseticidas de amplo espectro, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto.

 

voltar