Saiba como manter alta produtividade em sua fazenda mesmo na estação seca

Com uma maior distribuição e produção no período seco, o cultivar Sabiá pode contribuir para maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano

O cultivar Sabiá pode contribuir para maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano

A Barenbrug tem como missão há mais de 116 anos auxiliar a produtividade animal e ajudar a alimentar o mundo. Para tal, a empresa mantém um programa de desenvolvimento de cultivares com o objetivo de atender a demanda dos produtores rurais.  Com o foco na necessidade do cliente, o cultivar Sabiá foi desenvolvido pela empresa líder em soluções forrageiras para se tornar uma solução capaz de ajudar a promover mais rentabilidade ao produtor e pecuarista.  

 

A pecuária nacional é uma atividade muito rentável, mas na última década, com a alta competitividade, mudanças climáticas e o aumento dos custos de produção, se faz necessário - cada vez mais - um aprimoramento técnico dos pecuaristas para que consigam manter a atividade rentável. O uso de forrageiras tecnológicas e capazes de entregar mais segurança, adaptabilidade e produtividade são essenciais para o cenário atual do negócio pecuário. Caso reais e recentes de uso da nova e exclusiva Brachiaria da Barenbrug evidenciam que o cultivar Sabiá é umas das melhores opções para diversificar e aumentar a produtividade das propriedades brasileiras. 

 

Como o Sabiá garante uma maior produtividade em uma estação seca?

 

Com uma maior distribuição e produção no período seco, o Sabiá pode contribuir para maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros. Isso quer dizer que, dentro do planejamento forrageiro da propriedade, o cultivar é uma opção capaz de aumentar a taxa de lotação de seu sistema de produção no período da seca.

 

Por ser um cultivar que tem boa adaptação em diferentes regiões, o produtor mesmo com média fertilidade do solo, pode ter níveis de produção melhores dentro da propriedade. Com isso, mais diversificadas ficarão as forrageiras dentro da propriedade, trazendo o benefício de seguridade na produção.

 

“Este cultivar foi desenvolvido ao longo de mais de 10 anos de pesquisa, e foi testado em ensaios oficiais quanto à produção de massa seca e produtividade animal em diferentes regiões do País. Assim, nós destacamos que sua boa adaptação a diferentes regiões e tipos de solo pode ser uma escolha confiável do produtor rural. Como é uma tecnologia desenvolvida por meio de muita pesquisa, este cultivar traz benefícios (maior produção de massa seca de folhas, melhor qualidade da forragem, etc.) que irão proporcionar maior produtividade de carne ou leite”, reforça Ulisses Figueiredo, Líder do Programa e Melhorista da Barenbrug do Brasil.   

 

O cultivar tem alto potencial produtivo tendo produzido, em média, 36% a mais de massa seca total de forragem no acumulado médio de dois anos em cinco locais quando comparado com a cultivar Marandu. Isso comprovou seu potencial como uma opção diferenciada no mercado. Além disso, o Sabiá vem com um pacote tecnológico completo, no qual apresenta todas as recomendações que vão desde a semeadura da forrageira até o seu uso final, como indicações de manejo do pastejo, qual categoria animal terá maior desempenho, manejo nas épocas de transição (Águas-seca, Seca-Águas), entre outras. 

 

“O cultivar é completo. Ele se destaca por alta intensidade de perfilhamento, que consequentemente tem maior cobertura do solo, reduzindo os problemas com plantas invasoras desde que bem manejado. Apresenta uma arquitetura de planta de fácil manejo, e tem maior consumo pelos animais, por ter folhas e colmos com maior aceitabilidade. Além disso, a estrutura do dossel forrageiro (maior relação folha:colmo) se destaca no período seco do ano, proporcionando ao produtor uma propriedade com um pasto com maior produção e melhor qualidade da forragem” finaliza Ulisses. 

 

Quer saber mais sobre Brachiaria cv. Sabiá? Clique aqui!

 

Quer saber mais sobre o Sabiá?

Os profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnólogio da Barenbrug criaram um material técnico com informações sobre os estudos e ensaios realizados ao longo dos cinco anos de desenvolvimento do novo cultivar Sabiá. Faça o download e veja os diferenciais para atingir melhor produtividade em sua propriedade rural.

voltar