Tratamento de Sementes de Forrageiras da Barenbrug: Yellow Jacket®

O tratamento de sementes de forrageiras da Barenbrug - batizado de Yellow Jacket®  - oferece proteção extra contra condições ambientais adversas as quais geralmente as sementes são expostas. Também facilita as operações de plantio, melhora a implantação e o desenvolvimento inicial da forrageira, seja qual for o sistema de plantio adotado.

 

A tecnologia de tratamento da Barenbrug na cor amarelo-ouro possibilita uma rápida identificação das sementes distribuídas na área devido o contraste com o solo, o que permite realizar um adequado controle e eventual repasse em áreas mal cobertas durante a semeadura.

Componentes da tecnologia Yellow Jacket®

O tratamento de sementes da Barenbrug inclui fungicida, inseticidas, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no campo.

Fungicidas

  • Proteção contra fungos de armazenamento e causadores de doenças.
  • Raízes e plântulas bem desenvolvidas e sadias.

 

Inseticidas

  • Proteção contra o ataque de insetos sugadores e mastigadores.
  • Segurança antes, durante e após a emergência da plântula.

 

Bioestimulante

  • Promove maior crescimento inicial das plantas, folhas mais desenvolvidas e estimula enraizamento.
  • Formação mais rápida da pastagem.

 

Complexo de nutrientes

  • Maior produção, melhor qualidade e ampliação da resistência a pragas e doenças.

Yellow Jacket: Componentes, Funcionamento e Benefícios

Quais os benefícios do tratamento de sementes de forrageiras da Barenbrug - o Yellow Jacket®?

O período inicial é o mais crítico e de maior risco para o estabelecimento das plantas. O tratamento das sementes de forrageiras diminui os riscos de perdas provocadas pelas condições ambientais adversas às quais as sementes estão expostas e protege as plântulas contra o ataque inicial de pragas e doenças. Além disso, também inclui nutrientes e substâncias promotoras do crescimento, que aceleram o desenvolvimento radicular e permite um estabelecimento uniforme.

 

Outro ponto importante é que, quando tratadas e revestidas, as sementes passam a ter um padrão mais uniforme, o que facilita a manipulação, a regulagem e a distribuição das sementes na área durante o plantio. As áreas implantadas com sementes tratadas apresentam maiores índices de estabelecimento, o que pode possibilitar uma antecipação do primeiro pastejo. 

 

Por que escolher o tratamento de sementes da Barenbrug?

Em razão da alta sofisticação dos nossos processos e equipamentos do mais alto nível internacional desenhados exclusivamente para o beneficiamento de sementes de forrageiras, conseguimos disponibilizar um produto com padrão superior, com aspectos de pureza e uniformidade de alta qualidade.

 

Esse padrão das sementes garante a maior eficiência de distribuição tanto em plantios aéreos como o realizado a lanço, o que não é obtido quando se usa sementes desuniformes ou com partículas de diferentes densidades juntas (sementes vazias, torrões, gravetos, palhada etc.).

 

Outro destaque do nosso processo de revestimento está relacionado à excelente aderência à semente, tornando praticamente nulas as perdas por quebramento/desprendimento quando comparado com outros produtos presentes no mercado. Isto se deve à qualidade da matéria-prima empregada e uso de maquinário especialmente desenhado para esse fim, garantindo que o tratamento químico permaneça aderido as sementes, mantendo a proteção contra insetos e microrganismos causadores de doenças. 

 

Resultados

 

Economia de tempo: o uso de sementes tratadas e revestidas proporcionam estabelecimento adequado ao garantir maior proteção e potencializar o desenvolvimento das plântulas, possibilitando uma entrada mais precoce dos animais nas áreas;

 

Economia de recursos: o tratamento aderido às sementes oferece proteção contra o ataque de fungos e pragas de solo, além de melhorar a distribuição das sementes na área, o que contribui para o melhor estabelecimento (número de plantas por área);

 

Produtividade: áreas bem estabelecidas possuem maior potencial produtivo.

Tratamento de Sementes: Estabelecimento e Produção Inicial

A persistência e a produtividade das pastagens dependem da população de plantas estabelecidas após o plantio. A obtenção da população inicial adequada para cada espécie é fundamental para que as forrageiras atinjam o máximo do seu potencial produtivo quando bem manejadas, e a utilização de sementes de elevada qualidade favorece o melhor estabelecimento inicial.

 

O processo de controle de qualidade das sementes de forrageiras da Barenbrug começa ainda no campo de produção, com avaliação prévia da viabilidade e pureza. Os lotes de qualidade que se destacam são selecionados para serem submetidos aos processos de beneficiamento e tratamento exclusivo Barenbrug .

 

A tecnologia de tratamento e revestimento da Barenbrug forma ao redor de cada semente uma zona mais favorável para a germinação e emergência das plântulas. Por ser capaz de proteger as sementes e plântulas do ataque de fungos e microorganismos causadores de doenças, estes benefícios são melhor observados quando ocorrem condições adversas após o plantio, particularmente quando a disponibilidade de água é reduzida. Como o revestimento das sementes é feito com material higroscópico, ocorre uma melhor captura da água disponível no entorno da semente, melhorando sua absorção. 

 

Outro aspecto benéfico é o efeito protetor que o revestimento exerce sobre as sementes quando estas são semeadas em conjunto ou mistura com fertilizante. A barreira física entre a semente e o meio externo promove uma proteção da semente por danos que podem ser causados pelo contato com os fertilizantes, o que permite a mistura da semente com esses produtos por períodos curtos de tempo, ou seja, durante a semeadura.

 

Além disso, o revestimento garante a disponibilidade imediata de nutrientes ao redor da semente durante a emergência radicular, o que melhora a nutrição inicial das plântulas, o que resulta em uma implantação mais rápida e uniforme.

A tecnologia de revestimento da Barenbrug acrescenta valor a nossos produtos e aumenta a probabilidade de que cada semente se transforme em uma planta produtiva. Dessa maneira, a Barenbrug busca modernizar o conceito de estabelecimento de pastagens, saindo do modelo tradicional que prioriza a densidade de plantio (kg de sementes/ha) para o modelo que busca estabelecer a quantidade correta de sementes por unidade de área para que se atinja as populações-alvo adequadas de cada espécie (plantas estabelecidas/m2).  

 

Tecnologia Barenbrug no tratamento de sementes é referência mundial

Nosso sistema de tratamento e revestimento têm como objetivo oferecer ao mercado tratamentos exclusivos de sementes, com alta qualidade.

 

Para isso, a empresa concilia a experiência global de mais de 100 anos do Grupo Barenbrug com sementes de forrageiras com as mais recentes tecnologias para produção, beneficiamento e tratamento de sementes disponíveis no mercado.

 

Mais que umrevestimento de sementes, a tecnologia Barenbrug envolve uma série de tratamentos que visam potencializar o investimento feito na genética das forrageiras. 

 

O processo de tratamento e revestimento incorpora uma ampla base de conhecimentos e experiências em tecnologia e fisiologia de sementes, ao avaliar o efeito da adição de cada componente usado nas fórmulas na resposta em desempenho da planta, a Barenbrug garante que o melhor resultado pretendido pelo produtor, pecuarista ou agricultor, seja alcançado.

Quais os resultados produtivos com o uso de sementes tratadas e revestidas da Barenbrug?

  • Emergência mais rápida e uniforme, com plantas mais vigorosas.
  • Desenvolvimento radicular inicial mais volumoso e profundo.
  • Densidade de plantas adequadas.
  • Antecipação do primeiro pastejo.

Diferenciais do tratamento de sementes da Barenbrug

  • Somente lotes de melhor qualidade fisiológica (germinação, vigor) e pureza física são selecionados para serem tratadas e revestidas;
  • Formulação e processos exclusivos de tratamento e revestimento: potencializam a qualidade de cada lote de sementes;
  • Processos industriais são desenhados para proteger a semente e potencializar o efeito de cada produto incorporado ao tratamento;
  • A tecnologia de tratamento e revestimento assegura a aplicação exata das doses recomendadas de, fungicidas, inseticidas e outros produtos;
  • Incorpora substâncias promotoras de crescimento das plantas: bioestimulantes, macro e micronutrientes;
  • O tratamento e revestimento são homogêneos e estáveis. Sem desprendimento e rupturas;
  • O tratamento e revestimento de nossas sementes são realizados com a utilização de uma mistura de materiais de alta qualidade, de composição controlada, desenvolvidos especificamente para essa função;
  • Os materiais e componentes utilizados em cada formulação, com suas respectivas doses, são submetidas a estudos de caráter físico-químico e biológico e então selecionados por sua compatibilidade e eficiência;
  • São utilizados polímeros, adesivos e corantes de qualidade superior.

Tratamento de Sementes Yellow Jacket® em forrageiras tem resultados extremamente positivos para o produtor

Os testes que comprovam a eficiência do tratamento de sementes exclusivo da empresa líder global em soluções forrageiras com benefícios reais para o produtor rural foram realizados por membros do time de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug do Brasil, na cidade de Guaíra, no interior de São Paulo. O objetivo dos experimentos foi avaliar os efeitos da tecnologia exclusiva Yellow Jacket® na produção de matéria seca e no número de perfilhos da Brachiaria híbrida cv. Mulato II.

Foram estabelecidas áreas com sementes sem tratamento (denominadas na avaliação como “nuas”) e áreas estabelecidas por meio de sementes tratadas com a tecnologia Yellow Jacket® para fins de comparação.

Produção de matéria seca

As sementes que foram submetidas ao tratamento Yellow Jacket® apresentaram ótimos resultados de desenvolvimento da parte aérea e crescimento de raízes. Com estes resultados é possível garantir ao produtor rural maior produção.

Foi possível verificar incremento de até 38% na matéria seca da parte aérea (folhas e colmos) e 80% na matéria seca de raízes nos primeiros 48 dias de crescimento das plantas.

Peso da matéria seca de parte aérea e das raízes de plântulas de Brachiaria (g planta-1) em canteiro para o genótipo Mulato II
Peso da matéria seca de parte aérea e das raízes de plântulas de Brachiaria (g planta-1) em canteiro para o genótipo Mulato II

 

É possível observar no gráfico abaixo alguns dos resultados de produtividade em toneladas de matéria seca por hectare, obtidos em sete cortes consecutivos em áreas de produção da Brachiaria híbrida cv. Mulato II.

O gráfico ilustra como a tecnologia Yellow Jacket® proporcionou maior produtividade de matéria seca de forragem quando comparada as sementes “nuas”, na maior parte dos cortes.

 

Produtividade de matéria seca (ton/ha) em 7 cortes realizados no cultivar Mulato II

Produtividade de matéria seca (ton/ha) em 7 cortes realizados no cultivar Mulato II

 

Foi observado que as áreas estabelecidas por meio de sementes tratadas com a tecnologia Yellow Jacket® apresentaram acúmulo médio de massa seca de forragem de 4.5 ton ha -1, ou seja: 19,5% a mais em relação a áreas estabelecidas com sementes sem tratamento.

Acúmulo de forragem (ton ha-1) em 7 cortes realizados no cultivar Mulato II. Barenbrug do Brasil Sementes em Guaíra-SP
Acúmulo de forragem (ton ha-1) em 7 cortes realizados no cultivar Mulato II. Barenbrug do Brasil Sementes em Guaíra-SP

 

Produção de perfilhos

Com relação ao número de perfilhos, houve incremento na população proveniente de sementes tratadas com a tecnologia Yellow Jacket®. As sementes tratadas apresentaram população média de 675 perfilhos/m², contra 632 perfilhos/m² estimados nas áreas estabelecidas com sementes sem tratamento.

 

Número de perfilhos nas áreas estabelecidas com sementes Yellow Jacket e sementes sem tratamento
Número de perfilhos nas áreas estabelecidas com sementes Yellow Jacket e sementes sem tratamento

 

Com isso, verifica-se que o Tratamento de Sementes Yellow Jacket® em forrageiras tem resultados extremamente positivos para o produtor. Estes efeitos benéficos persistem no primeiro corte e na maioria dos cortes subsequentes. Assim o resultado se dá por meio do efeito positivo na produção de massa seca de forragem total, dada a maior densidade de perfilhos nas áreas avaliadas.

 

 

 

Como a Barenbrug garante alta qualidade no tratamento de sementes?

O nosso sistema garante que o tratamento e o revestimento das sementes não se constituam em uma barreira física para a emergência da radícula ou impeça a absorção de água e gases.

 

  • Ausência de restrições físicas, químicas ou biológicas sobre a germinação da semente.
  • Efetiva liberação, absorção e adequado efeito residual dos produtos ativos incorporados. As doses aplicadas permanecem e cumprem efetivamente sua função.

 

O resultado é um revestimento uniforme, de alta qualidade física, que se desintegra progressivamente no solo sob condições adequadas de ambiente. 

 

Como funciona o controle de qualidade do tratamento de sementes da Barenbrug?

O controle de qualidade adotado pela Barenbrug do Brasil se destaca por ser capaz de avaliar a qualidade das sementes em todas as etapas de produção, da colheita ao armazenamento, pois conta com um laboratório próprio (LASBAR) credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde avalia-se a qualidade de todos os lotes de semente. Por meio de uma série de análises, amostra representativas dos lotes são coletadas em diferentes pontos do processo de produção, desde o campo, passando por toda a linha de beneficiamento, revestimento e embalagem das sementes. Essas análises visam assegurar que os lotes de sementes produzidos pela Barenbrug atendam aos mais altos padrões para a comercialização de sementes no Brasil e em países onde possui atuação; e que acima de tudo atendam a expectativa dos clientes, que buscam uma produção forrageira eficaz e de qualidade, cujo estabelecimento é assegurado por uma emergência de plântulas rápida e uniforme.

Quais são os processos industriais no tratamento de sementes?

As etapas do processo de revestimento incluem transporte de sementes, aplicação sequencial dos componentes, secagem, arrefecimento e ensacamento.

 

Todas as etapas são completamente automatizadas e se realizam numa sequência contínua. 

 

Os tratamentos são realizados por maquinário especializado, permitindo uma ótima cobertura com eficiente distribuição dos tratamentos, o que confere melhor distribuição e eficiência do tratamento aplicado à semente.

 

A unidade de tratamento ajusta as quantidades de sementes a serem tratadas conforme a formulação específica e aplica as doses de forma correta, no momento, intensidade e sequência requeridos em cada etapa. 

Formulação para o tratamento de sementes

A formulação é o resultado do ajuste entre combinação, concentração e localização dos componentes químicos que serão incorporados à semente em cada tratamento. A adequada combinação dos distintos componentes faz produzir um efeito sinérgico que supera aos efeitos da aplicação de cada componente separadamente.

 

Componentes do tratamento de sementes

Materiais inertes e de cobertura

 

Carbonatos de cálcio e magnésio:
Permitem uniformizar o peso, volume e calibre das sementes revestidas, fornecem nutrientes, atraem água para a semente e atuam como lubrificantes sólidos recobrindo a semente e facilitando o plantio.

 

Polímeros:

Podem ser naturais ou sintéticos. Compõem a matriz na qual os demais produtos são incorporados. Controlam a solubilidade das distintas camadas do revestimento e regulam a liberação dos produtos aplicados à semente. Os polímeros usados na incrustação são também aqueles disponíveis para o recobrimento de produtos farmacêuticos ou alimentícios, sendo inócuos para a semente.

 

Solventes, tensoativos, adesivos, espessantes e excipientes:

São combinados junto com os materiais inertes e os polímeros para aderirem às sementes, dando forma ao revestimento e agregando as características requeridas à cada camada.

 

Pigmentos: 

São utilizados corantes solúveis em água e polímeros desenvolvidos especialmente para o tratamento e revestimento.

 

Nutrientes:

São acrescentados macro e micronutrientes que são rapidamente disponibilizados para as plântulas, favorecendo a emergência e o crescimento inicial das plântulas.

 

Defensivos:

Os tratamentos incluídos no revestimento de sementes da Barenbrug incluem defensivos que protegem a semente e as plântulas contra agentes biológicos adversos, como pragas de solo e doenças fúngicas, durante a germinação e o estabelecimento.

voltar