Qual a diferença entre Panicum e Brachiaria?

Entenda a diferença entre as forrageiras do gênero Panicum e do gênero Brachiaria

Diferença entre Panicum e Brachiaria: conheça características e descubra qual espécie pode ser melhor para a sua necessidade

A escolha de uma espécie forrageira é uma ação na qual o produtor deve se atentar a vários aspectos, tais como: necessidade, estudos das características de determinadas forrageiras e da área na qual a planta será implementada. Uma escolha equivocada pode dificultar muito a produção e a qualidade. Neste momento, pode surgir a seguinte dúvida: qual a diferença entre Panicum e Brachiaria?

A Barenbrug do Brasil já desenvolveu um texto técnico para auxiliar o produtor a escolher a melhor espécie forrageira para determinada atividade (confira aqui a matéria completa), mas ainda é preciso entender a diferença entre os diferentes gêneros de forrageiras. Você consegue diferenciar a Brachiaria do Panicum?

 

É extremamente comum a dificuldade de diferenciar a Panicum e Brachiaria. A diferença entre os gêneros vai além da aparência. Eles são usados para finalidades distintas. E aí produtor, você quer entender um pouco melhor essas diferenças? Leia a matéria até o final!

Veja quais são os principais tópicos abordados:
Brachiaria

Principais benefícios da Brachiaria
Quando optar pela Brachiaria?

Brachiaria Barenbrug

Panicum

Principais benefícios do Panicum

Quando optar pelo Panicum?

 

Brachiaria

 

As Brachiarias são as forrageiras de maior uso e impacto produtivo na pecuária brasileira por apresentarem vantagens na adaptação e persistência em distintos tipos de solos, manejo e fertilidade, possibilitando amplo uso em diferentes sistemas de produção animal. As Brachiarias apresentam inflorescência do tipo racemo, normalmente apresentam plantas de porte mais baixo. Está é uma característica morfológica marcante na diferenciação entre os gêneros Brachiaria e Panicum.  

 

Diferença entre Panicum e Brachiaria

 

Principais benefícios da Brachiaria

 

Entre as vantagens e benefícios que tornam as Brachiarias tão amplamente difundidas pelo território nacional destacam-se:

 

  1. Alto potencial de produção de matéria seca aliado a um bom valor nutricional;
  2. Boa flexibilidade de manejo permitindo que se expandisse pelas principais zonas pecuárias do país;
  3. Cada espécie conta com particularidades próprias em relação ao hábito de crescimento, potencial produtivo, estacionalidade da produção de forragem, valor nutritivo, cobertura do solo, persistência e compatibilidade com outras espécies (incluindo potencial de uso em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta);
  4. Excelente cobertura do solo (apresenta enraizamento por meio de nós, possibilitando a formação de pastagem em área de declive e protegendo contra erosão);
  5. São as mais utilizadas em consórcio com leguminosas, já que apresentam menor altura e não atrapalham o crescimento das leguminosas.

 

 

Quando optar pela Brachiaria?

 

Conhecendo as vantagens e benefícios da Brachiaria e estando atento às características da área, a Brachiaria pode ser uma boa opção para os produtores que trabalham com pecuária de leite e de carne, para aqueles com áreas maiores, e para solos menos exigentes em fertilidade.

 

Brachiarias Barenbrug

 

Sabiá

O cultivar Sabiá, desenvolvido com exclusividade pela Barenbrug do Brasil, é uma Brachiaria que apresenta alta performance na estação seca, gera para o produtor maior segurança e rendimento, é mais fácil de manejar a campo, possui intenso perfilhamento, elevado acúmulo de forragem e pode proporcionar , em média, 36% mais produtividade animal em comparação com a forrageira mais popular do mercado (Marandu).

Veja aqui o depoimento de um produtor sobre o desempenho do Sabiá no período da seca.

 

Cayana

Os benefícios que fazem do Cayana uma excelente escolha para produtores rurais que buscam aumentar a produção são: acúmulo elevado de forragem ao longo do ano; boa resposta a solos de alta fertilidade,  alta capacidade de perfilhamento e  ótima relação folha/colmo, o que garante elevada qualidade da forragem e eficiente conversão em produto animal, seja carne ou leite.

Veja o depoimento do agropecuarista que comprovou na prática os dados do experimento que aponta que a maior produção do Cayana.


Brachiaria híbrida Mulato II

A Brachiaria híbrida Mulato II possui um alto potencial produtivo, excelente resposta à alta fertilidade, alto teor de proteína bruta, elevada capacidade de perfilhamento, ótima produtividade animal. Além de ser uma boa opção para sistemas integrados.

 

Veja aqui um exemplo de uma cliente Barenbrug que utilizou o material na integração com a soja.



 

Panicum

As forrageiras do gênero Panicum são conhecidas popularmente como “Capim Nobre”. As cultivares de Panicum maximum são procuradas por sua alta produtividade e estão entre as gramíneas forrageiras mais utilizadas em sistemas de produção animal intensivos. São mais exigentes em questão de fertilidade de solo e em manejo quando comparadas às Brachiarias.

Morfologicamente se diferem das Brachiarias por apresentarem inflorescência do tipo panícula, daí a origem do nome do gênero.

 

 

Diferença entre Panicum e Brachiaria
Panicum maximum cv. Mombaça

 

 

Principais benefícios do Panicum

Entre as principais vantagens presentes no gênero Panicum destacam-se o elevado valor nutritivo, alta resposta à adubação e potencial produtivo. Os cultivares são indicados para serem manejados sob pastejo rotacionado ou conservados na forma de silagem, apresentando alto potencial de resposta em produção animal.

Quando optar pelo Panicum?

Assim como as Brachiarias, uma vez que características do Panicum são identificadas e a área em que a forrageira será implantada é conhecida, é possível saber se deve ou não optar pelo Panicum. Os cultivares desse gênero são excelentes opções para aqueles produtores rurais que possuem áreas menores, solos mais exigentes em fertilidade, e trabalham com pecuária de leite ou de corte intensivo.

voltar