Programa de Desenvolvimento de Cultivares Tropicais

A Barenbrug é uma empresa especializada em melhoramento genético, tratamento de sementes e no desenvolvimento de novas tecnologias

Quem somos

A Barenbrug do Brasil é afiliada ao Royal Barenbrug Group, empresa familiar de quarta geração, fundada em 1904 na Holanda, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. Com mais de 840 funcionários e presente em mais de 20 países nos cinco continentes, a Barenbrug tem como missão incrementar a produtividade animal, ajudando a alimentar o mundo, além de aumentar o bem-estar em espaços verdes ao redor do mundo.

 

A empresa atua comercialmente desde 2015 no Brasil e é especializada no melhoramento genético de novos cultivares de forrageiras tropicais, na produção e no tratamento de sementes forrageiras para diferentes culturas do agronegócio. A Barenbrug oferece soluções tecnológicas avançadas ao produtor rural com a comercialização de sementes forrageiras de cultivares com alto potencial produtivo.

 

A Barenbrug compreende que os produtores precisam intensificar a produção de forragem das pastagens para que atinjam índices excelentes de produtividade. Para alcançar esse objetivo, destaca-se a necessidade de investir em sementes de alta qualidade. Os cultivares da Barenbrug do Brasil são resultado de programas locais e internacionais de pesquisa e desenvolvimento de produtos que combinam métodos tradicionais de melhoramento com os últimos avanços em Biotecnologia.

Unidade de Produção e Inovação (UPI)


Nossa UPI incorpora inovações tecnológicas no processamento de sementes em acordo com as empresas do Grupo Barenbrug nos EUA, Canadá, Holanda, Nova Zelândia e Austrália, fazendo com que os protocolos de segurança e padrão de qualidade aplicados sejam de alto nível, e compatíveis com os requisitos exigidos pelo Grupo Barenbrug a nível global.

A Unidade de Produção e Inovação, localizada em Guaíra-SP, é a única do gênero no Brasil considerando sua capacidade de operação, desenho e processos industriais, especialmente elaborados para o tratamento de sementes.

Nossos equipamentos são importados da Dinamarca, desenhados especialmente para o beneficiamento de sementes forrageiras tropicais. A linha de produção é contínua e automatizada, dirigida por um software projetado pela Barenbrug do Brasil. Isto permite que o produto final atinja um valor mínimo de pureza física de 95%. O sistema de processamento ocorre em um circuito fechado, assegurando mínima liberação de resíduos e subprodutos no ambiente.

 

Desenvolvimento tecnológico de um novo cultivar

Para seguir ofertando o que há de melhor em soluções para a agricultura e pecuária, a empresa conduz um programa próprio de melhoramento genético, que conta com um dos maiores bancos privados de germoplasma do mundo e um Programa de Desenvolvimento de Cultivares estabelecido no Brasil, com capacidade para atender demandas locais e de outros países de clima tropical no mundo.

O Programa é dividido em três fases: a de melhoramento genético propriamente dito, a de VCU (Ensaio de Valor, Cultivo e Uso) e a de desenvolvimento tecnológico. Assim, os trabalhos são realizados desde a etapa de cruzamento até a validação regional dos resultados em campo.

“A demanda dos produtores é levantada pela nossa equipe comercial e de marketing, e essas informações geradas norteiam o programa de melhoramento genético de forma estratégica. Como no programa, as atividades de avaliação e seleção são paralelas e interativas é possível trabalhar diferentes projetos para atender as demandas atuais e futuras dos produtores. A empresa também possui uma equipe técnica especializada e multidisciplinar, que atua de maneira conjunta com instituições, universidades, produtores e consultores de referência”, explica Ulisses Figueiredo, Líder do Programa e Melhorista da Barenbrug do Brasil. 

 

 

Cultivares desenvolvidos a partir do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Barenbrug

Os cultivares Sabiá e Cayana foram desenvolvidos a partir deste Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Barenbrug. Os dois cultivares são alternativas seguras para mitigar a baixa disponibilidade no período seco, além de outros vários benefícios funcionais.

Cultivar Cayana

cultivar Cayana é uma excelente opção para os produtores que estão em busca de maior rentabilidade e produtividade. Na média de dois anos de avaliação, de acordo com o ensaio oficial de VCU (Valor Cultivo e Uso) sob pastejo (veja mais no folder digital do produto), o cultivar Cayana entregou 42,2% mais produtividade animal em comparação com a forrageira mais popular do mercado, o cultivar Marandu.

Além disso, o cultivar conta com uma alta capacidade de perfilhamento, elevado acúmulo de forragem e ótima relação folha colmo.

 

Conheça a história de sucesso da Fazenda JS que adotou o cultivar Cayana para intensificar a produção a pasto!

 

 

Cultivar Sabiá

 

O cultivar Sabiá é sinônimo de inovação e segurança ao produtor. Um benefício fundamental do Sabiá é a maior produção na época seca do ano. A Brachiaria da Barenbrug do Brasil atingiu 42% a mais de acúmulo de forragem e 62% mais lâmina foliar no período das secas em comparação ao Marandu. Os números do novo cultivar da Barenbrug e do Marandu foram obtidos em cinco locais, em diferentes regiões do país, em ensaios realizados nas safras 16/17 e 17/18.

 

Na média das avaliações oficiais no Brasil (VCU Corte e Pastejo), o Sabiá produziu 47% mais que Marandu na época seca do ano, tendo concentrado 34% da produção anual nesta estação (confira os estudos no folder digital do produto). Em resumo, na comparação com Marandu, o cultivar Sabiá tem um desempenho muito melhor na estação seca, o que proporciona um desempenho superior na época mais desafiadora do ano, bem como uma melhor performance anual.


Veja a jornada de sucesso da Família Ferri que aumentou a produtividade em sua fazenda através do cultivar Sabiá!

O laboratório de análise de sementes da Barenbrug é qualificado pelo MAPA com nível máximo de excelência

O Laboratório próprio de análises de sementes da Barenbrug do Brasil (LASBAR), foi qualificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de testes de proficiência, como laboratório de excelência para realizar análise da viabilidade de sementes forrageiras.

 

“Mais do que a certificação para comercializar nossas sementes, essa acreditação do MAPA proporciona para os nossos clientes, a garantia que os resultados presentes do boletim de análise de sementes são confiáveis, e eles podem constatar isso na formação da sua pastagem a campo. O laboratório de análise de sementes dispõe de uma boa estrutura, equipamentos modernos e adequados, nossa equipe é muito qualificada. São profissionais proativos e com muita experiência, o que assegura um alto desempenho nos testes de proficiência conduzidos pelo MAPA. Obtivemos nota A nesta última avaliação no teste de viabilidade de sementes de forrageiras, demonstrando assim a capacidade deste time na entrega de resultados”, conta Carlos Zacareli, Coordenador de Qualidade da Barenbrug do Brasil.

 

Cálculo ‘Z Score’ é o principal critério de avaliação para o laboratório de análises de sementes

 

A avaliação dos resultados aplicados pelo Ministério da Agricultura é realizada através de um cálculo estatístico chamado ‘Z Score’. Esse cálculo é o mesmo aplicado pela ISTA (International Seed Testing Association), principal Associação Internacional de Testes de Sementes, que tem por objetivo desenvolver e divulgar procedimentos padrão no campo de testes de sementes e na avaliação laboratórios de análise de sementes.

 

“Nosso controle de qualidade é referência nacional. Prezamos internamente pela excelência no tratamento das sementes. Nossas sementes passam por várias etapas de testes, desde quando chegam até o momento em que são ensacadas para comercialização”, explica Zacareli.

 

A Barenbrug já participa como membro da ISTA, e está em fase de proficiência junto a entidade para conseguir a acreditação final. No Brasil, atualmente apenas 2 laboratórios são credenciados, e os outros 5 laboratórios (incluindo o da Barenbrug) são membros.

As Brachiarias comercializadas pela Barenbrug possuem o exclusivo tratamento de sementes de forrageiras, Yellow Jacket®

O tratamento de sementes de forrageiras da Barenbrug - batizado de Yellow Jacket®  - oferece proteção extra contra condições ambientais adversas as quais geralmente as sementes são expostas. Também facilita as operações de plantio, melhora a implantação e o desenvolvimento inicial da forrageira, seja qual for o sistema de plantio adotado.

Blog Barenbrug

 Conheça o Blog Barenbrug- o mais completo de sementes forrageiras do Brasil. Por meio dele, a Barenbrug traz informações relevantes sobre o mercado de sementes que podem ajudar o cliente no desenvolvimento do seu negócio

voltar