Grama sustentável e economicamente viável

Ao desenvolvermos os nossos produtos, o nosso foco se concentra não só na viabilidade econômica da grama, mas também em seu uso sustentável e em sua gestão. Com isso em mente, o selo de qualidade Green Earth foi introduzido para ajudar gerentes de espaços verdes públicos a alcançar a gestão sustentável desses locais. Este selo nos ajuda a trabalharmos juntos para criarmos um legado de escolhas preocupadas com o futuro e para garantir que as próximas gerações consigam avançar com passos saudáveis e felizes.

Para garantir a manutenção e o uso sustentáveis

A grama é, antes de tudo, uma cultura sustentável. Afinal de contas, ela armazena carbono no solo suficiente para reduzir os níveis de CO2 na atmosfera. A mescla de diferentes espécies e variedades conduziu a uma população variada de plantas, capaz de enfrentar os mais variados extremos. Felizmente, muitas iniciativas podem ser tomadas para garantirmos a manutenção e o uso sustentáveis das gramas. Um exemplo de como podemos aproveitar ao máximo todos os benefícios da evolução da grama vem do setor de Pesquisas da Barenbrug, que investe em palpitantes temas globais, como a economia hídrica e as estratégias para reduzir a necessidade de fazer cortes frequentes.

 

Selo Green Earth

A Barenbrug estabelece normas rigorosas para a viabilidade econômica e o uso e manejo sustentáveis de nossas misturas de gramas. Temos convicção em nosso trabalho, e, por isso, concedemos o chamado selo Green Earth (Terra Verde) a todas as misturas de sementes de gramas que atendem aos nossos padrões. Este selo de qualidade indica que essa grama, comparada às gerações anteriores, alcançou um patamar mais elevado em termos de redução no uso de água, defensivos agrícolas e adubos, diminuindo também a necessidade de realizar cortes. As gramas com este selo de qualidade geram benefícios imediatos aos gestores dos espaços verdes públicos.

 

Economia de água

A economia de água e a necessidade de água potável são pontos que suscitam preocupação no mundo de hoje. Ao longo da última década, enfrentamos condições meteorológicas mais extremas do que nunca, e estações como primavera e verão têm sofrido mais frequentemente com longos períodos de seca ou de chuvas.

 

Com certeza, a necessidade de água para irrigação não é mais importante do que outros insumos – mas é necessária para o crescimento das culturas, inclusive a grama. A grama enfrenta desafios mais complexos do que no passado, devido às mudanças climáticas e à crescente escassez de água. Porém, gramas com um sistema radicular mais profundo e abundante conseguem facilmente extrair mais água do solo, reduzindo assim a necessidade de irrigação.

 

Menor necessidade de cortes

Uma característica do manejo sustentável da grama é a menor necessidade de cortes. Em razão das altas temperaturas e do aumento da luminosidade, o volume de grama pode ser imenso durante a época de crescimento. Isso resulta na necessidade de cortes mais frequentes, ocasionando custos mais elevados em mão de obra, combustível e máquinas, sem falar no aumento das emissões de CO2. A Barenbrug investiu pesado em pesquisas sobre a produção de biomassa das gramas, e o investimento valeu a pena. Nossas pesquisas mostram não só que as variedades diferem entre si, mas que a altura de crescimento e a produção de biomassa também podem variar amplamente no âmbito de uma única variedade. O selo Green Earth é concedido às variedades que necessitam menor frequência de cortes, promovendo assim economia de combustível e redução das emissões de CO2.

 

 Todas as variedades e misturas com o selo Green Earth são testadas independentemente por institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Ao estabelecer normas rigorosas para a sustentabilidade da grama, a Barenbrug visa trabalhar com gestores de espaços verdes públicos para contribuir com um planeta mais saudável – para nós e nossos filhos, hoje e amanhã.

voltar