Bate-Papo Barenbrug aborda sustentabilidade no agronegócio com destaque para emissão e sequestro de carbono na pecuária

O Pesquisador e Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sudeste ressalta a relação entre eficiência e sustentabilidade no meio rural 

“A pastagem é o grande trunfo dos sistemas de produção tropicais”, destacou Alexandre Berndt durante o Bate-Papo Barenbrug

O novo episódio do Bate-Papo Barenbrug apresenta um diálogo rico entre Gustavo Aguiar, Gerente de Marketing da Barenbrug do Brasil, e Alexandre Berndt, Pesquisador e Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sudeste. A temática da conversa foi sustentabilidade no agronegócio com destaque para tópicos de emissão e sequestro de carbono na pecuária. 
 
“A ciência tem elementos para dizer que um bom manejo de pasto remove o carbono do solo, mas a ciência sozinha não cumpre esse pacto de sustentabilidade, precisa do setor produtivo. E o setor produtivo precisa estar engajado, usando tecnologias baseadas em ciência” afirmou Berndt. 
 
Gustavo apontou a grande dificuldade que ainda é presente no Brasil em considerar as pastagens como cultura: “Falamos muito das culturas, mas esquecemos de incluir as pastagens. O potencial que temos, tanto de tecnificação quanto de aumento de produtividade e por consequência sequestro de carbono, credenciam a pastagem como grande carta na manga do Brasil e da nossa pecuária”. 

Veja o Bate-Papo Barenbrug completo com Alexandre Berndt sobre os principais indicadores de sustentabilidade da produção agrícola.  

Ouça o bate-papo com Alexandre Berndt, Pesquisador e Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sudeste

Disseminar conhecimento e tendências do agronegócio são os propósitos do Bate-Papo Barenbrug. Informações de mercado, tecnologias, novos conceitos gerenciais de empresas do setor, projeções para o futuro e desafios do segmento. Fique ligado: ouça no Spotify!

voltar