Uma parceria vencedora com Manchester City

“Foi muito bom obter o compromisso de Barenbrug em termos de pesquisa e desenvolvimento, e os gramados estão parecendo bons por isso."


Pitchcare em conjunto com Matthew Williams de Barenbrug, visitando os campeões da Premier League, Manchester City FC para verificar as novas superfícies de jogo BAR 7 RPR do clube.

Chegando ao Manchester City Football Club no início de agosto para inspecionar a performance de uma nova mistura de sementes de grama de Barenbrug oferece uma visão dos desafios únicos que os funcionários dos gramados estão enfrentando.

 

A primeira visita é o campo de treinamentos de Carrington, que o gerente de área de Barenbrug, Matthew Williams está visitando para ver como se está comportando a mistura de azevem perene de regeneração de esportes BAR 7 RPR do obtentor de sementes de grama especialista.

 

Porém, o tratador do gramado do campo de treinamentos Lee Metcalfe está enfrentando um desafio – uma equipe de filmagens está filmando em um campo marcado para a sessão de treinamento da primeira equipe de amanhã. Uma grande ilustração da vida de uma equipe de tratamento de campos que está no topo da Premier League.


Equipamento permanente

O vencedor da última edição da Premier League aceitou realizar um ensaio de campo da mistura RPR de Barenbrug no último ano, fazendo parte do extenso período de experimentação dos produtos da companhia antecipando seu lançamento comercial. Os campos de ensaios foram semeados nos campos de treinamento de Carrington e Platt Lane, com o resultado mais impressionante obtido em Carrington onde Metcalfe viu o campo sujeito a mais de 200 horas de jogo, o que equivale a dois anos de jogos em apenas cinco meses.

 

A seguir a esta experiência, a RPR substituiu a mistura original de azevem perene de esportes BAR 7 que o clube estava usando. No início do verão, a grama BAR 7 RPR foi semeada em cinco dos seis campos de treinamento em Carrington, sendo agora o campo de Platt Lane um equipamento permanente. Mas melhor ainda, o estádio principal plantou também a mistura – uma grande vitória para a mais recente inovação de reprodução de Barenbrug.

 

Segundo Metcalfe, “A RPR se estabeleceu este ano com muita rapidez". “Cresceu com mais rapidez que no último ano. Seria de esperar o oposto devido ao nível mínimo de luz do sol e a grande quantidade de chuva registrada. Devido ao tempo, nós tivemos alguns problemas com manchas nas folhas. Porém, a combinação da semente gramínea e nosso primeiro ano usando Primo MAXX [regulador de crescimento da grama] nos deu cobertura. Estamos esperançosos que os campos vão ter um comportamento tão bom como no último ano.”

 

Confiar nos produtos

Com a equipa tendo vencido o prêmio Campo de Treinamentos de Futebol Profissional do Ano dos Prêmios do Instituto da Indústria de Tratamento de Campos (IOG), além do prêmio Equipe do Ano de Gerenciamento de Campos Esportivos Profissionais, Metcalfe diz que a pressão está em manter o campo de treinamentos numa condição impecável.

 

“Este clube nunca descansa sobre os sucessos. Por isso, o trabalho de minha equipe é manter o campo de treinamentos em bom estado e eu estou muito feliz com a aparência atual dos campos RPR. Quando o sol aquecer os campos, sua aparência vai ser melhor ainda. Com as pressões deste trabalho, nós temos de ser capazes de confiar nos produtos que usamos, assim como em nossos provedores. Foi muito bom obter o compromisso de Barenbrug em termos de pesquisa e desenvolvimento, e os gramados estão parecendo bons em resultado disso."

 

Estabelecimento forte

Williams se desloca para o gramado do Estado Etihad, que será semeado com BAR 7 RPR em 28 de junho logo depois do último concerto do verão. Tanto Williams como o chefe dos tratadores do estádio Lee Jackson estão impressionados.

 

“Está parecendo realmente muito bom”, afirma entusiasmado Jackson. “É claro que o verdadeiro teste será seu comportamento durante o inverno. Porém, globalmente, está cerca de 30% melhor que eu esperaria da performance da BAR 7. Isso é surpreendente porque este verão tem sido um dos mais úmidos que recordo. Por outro lado, a luz solar foi também escassa.”

 

Como a RPR, Jackson atribui o estabelecimento forte ao uso de folhas de germinação por primeira vez este ano. “Nós usamos as folhas depois de vermos que funcionavam muito bem no campo do Aston Villa – seu comportamento foi muito bom. Em termos de cobertura da grama nós estamos um pouco adiantados no que concerne ao que pensávamos que estaríamos, mas nós estamos querendo que reforce um pouco mais. Porém, com base no que vimos até agora, eu estou muitíssimo feliz com a RPR.”

 

Melhor aparência de sempre

Williams concorda que a RPR está parecendo “fantástica”. Comenta que “Em minha opinião, o campo nunca teve uma aparência tão boa. Tanto o estádio como os campos de treinamentos necessitavam de superfícies de desgaste difícil e resistentes a doença, e isso é exatamente o que a BAR 7 RPR ofereceu. O clube está bem preparado para a nova época e eu estou confiante que a mistura vai cumprir sua missão."

 

Antes de partir, Williams faz uma última paragem na loja para tirar uma foto com a verdadeira copa da Premier League. É claro que a excitação da vitória ainda está viva porque a equipe se juntou para uma fotografia de conjunto. Jackson nos leva pelos corredores estreitos até ao topo do estádio para o fotógrafo tirar fotografias do alto e parece que todo o edifício está em grande movimento porque as renovações depois dos concertos estão se aproximando do final. Finalmente, nós ficamos a saber tudo sobre os planos da nova academia e campo de treinamentos de elite que ficarão ao lado do estádio.

 

Com tantos desenvolvimentos em execução, não admira que Metcalfe diga que muitos dariam seu braço direito para trabalhar aqui.

 

Fonte: Pitchcare outubro/novembro de 2012