Gramínea, a cultura mais importante do mundo

Não é fácil acreditar, mas aquela plantinha verde no seu quintal é a cultura mais importante do mundo. Não apenas do ponto de vista agrícola, mas também em termos econômicos e ambientais. Estima-se que cerca de 20% da vegetação mundial seja composta por gramas e capins.

Gramínea, a cultura mais importante do mundo

"As gramas são a maior fonte de riqueza do mundo."


Agnes Chase

First Book of Grasses (1959)

 

"As gramíneas são uma forma de vida vegetal indispensável, sem a qual a civilização, como a conhecemos, não existiria."

 

Sellers Archer & Clarence Bunch

The American Grass Book (1953)

 

 

As gramas têm diversas funções. Não conseguimos digeri-las, mas é um dos recursos mais importantes da nossa produção alimentar: os animais a comem e nós comemos produtos animais como carne, ovos e leite. Além disso, também utilizamos as gramas e capins de outras formas: para atividades esportivas e recreativas e para decorar jardins e espaços públicos. Estas plantas também têm funções ecológicas importantes: protegem o solo contra a erosão, absorvem água, purificam o ar que respiramos etc.

 

Cada variedade de gramínea tem  sua própria característica especial. A família das gramíneas ou Poaceae tem cerca de 8.000 variedades. Existem variedades de gramíneas adequadas para o cultivo em praticamente qualquer temperatura e qualquer precipitação. Algumas gramíneas conseguem prosperar em condições de seca extrema uma vez que têm raízes muito longas que conseguem extrair água das camadas mais profundas. Outras espécies conseguem florescer em condições de frio extremo ou suportar longos períodos de chuva.

 

A maioria das pessoas tomam as gramíneas como algo sem importância, mas não devemos esquecer que estas têm um papel muito importante nas nossas vidas. Cientistas em todo o mundo estão trabalhando na pesquisa, melhoramento, reprodução e cultivo desta cultura tão importante. A Barenbrug também o faz. Mas não é só isso que fazemos. Temos o processo completo ao nosso dispor: desde a reprodução e cultivo de sementes até a produção e vendas.


voltar