“Sustentabilidade está no DNA da nossa empresa”

Todos, em todos os lugares do mundo, estão sofrendo pelas mudanças climáticas – e não há tempo a perder para combater esse impacto. Por isso que John Thijssen, Presidente do Conselho de Administração da Barenbrug, colocou a sustentabilidade no topo da lista de prioridades da Barenbrug. Seu objetivo: fazer que a Barenbrug seja parte da solução para esse problema urgente.

 

Muitos anos atrás, John e sua equipe começaram a analisar atentamente a maneira que a empresa trabalhava e seu impacto ambiental. Em sua entrevista, ele explica o que a Barenbrug fez nos últimos anos para tornar os negócios mais sustentáveis, além de compartilhar seus planos para um futuro cada vez mais sustentável para a empresa.

A Barenbrug esteve envolvida no assunto sustentabilidade por muitos anos. Você pode nos contar um pouco sobre estes esforços?

Como uma empresa de sementes, a Barenbrug sempre esteve envolvida com sustentabilidade. Nós produzimos sementes que fazem plantas crescer, o que por si só é sustentável. Especificamente, nossas sementes forrageiras são cultivadas ao ar livre, onde elas captam CO2 para crescer. Há cerca de 10 anos, nós percebemos que precisávamos ir mais longe. Começamos a olhar para nossas operações e observar o que poderíamos fazer de diferente para ser mais sustentável.

 

Como você traduz suas ambições de sustentabilidade em seus processos de produção?

Temos uma presença global que inclui nossas fábricas, nossos escritórios e nosso pessoal dirigindo carros. Com isso em mente, nos perguntamos: onde podemos tornar nossas operações mais sustentáveis? Começamos com a etapa mais óbvia: examinar nosso uso de eletricidade. Por exemplo, estamos substituindo empilhadeiras movidas a gás por versões elétricas. Também estamos instalando painéis solares em nossas fábricas, bem como substituindo lâmpadas por luzes de LED.

Essas mudanças são relativamente fáceis e estamos no caminho para concluí-las. O próximo nível será um pouco mais complicado. Veja nossa embalagem, por exemplo, compramos muitos sacos nos quais nossas sementes são enviadas ao redor do mundo. Podemos comprar esses sacos, ou mandar fabricar, de forma mais sustentável? Para isso, precisamos dos parceiros certos, que é o que estamos procurando agora.

Como seus produtos e soluções permitem um mundo mais sustentável?

É isso o que me anima a respeito do nosso negócio. Desenvolvemos produtos em nossas fazendas de pesquisa em diversas localidades ao redor do mundo. As soluções que criamos permitem que nossos clientes finais sejam mais sustentáveis. Para exemplificar: por anos selecionamos plantas com alta resistência a doenças. Essas são plantas que, por natureza, necessitam menos pesticidas e herbicidas para serem saudáveis. Em outras palavras, se nossos clientes finais usam essas forrageiras, eles precisarão de menos herbicidas ou pesticidas. Em segundo lugar, de uma perspectiva agrícola, podemos desenvolver plantas que precisam de menos fertilizantes para um mesmo nível de produtividade. Além disso, temos procurado plantas que podem aumentar a biodiversidade, permitindo que diferentes plantas cresçam junto da forrageira. Essas são algumas das maneiras em que podemos ajudar nossos clientes a serem mais sustentáveis.

“Essas são algumas das maneiras em que podemos ajudar nossos clientes a serem mais sustentáveis”

John Thijssen
Presidente do Conselho de Administração da Ba

A Barenbrug pretende ser climaticamente positiva até 2035. Você pode nos contar sobre a abordagem para chegar lá?

Na verdade, essa é nossa ambição e esperamos que outras empresas se juntem a nós no estabelecimento dessa meta. Mas é um grande projeto, que levará mais de uma década. Dividimos este desafio em partes menores e colocamos todas essas partes em uma linha do tempo. Portanto, com o nosso plano e este cronograma, estamos trabalhando para 2035. Para exemplificar: operaremos com energia 100% renovável até 2025, e pelo menos 30% da eletricidade renovável usada pelo Grupo Barenbrug será gerada de forma autossuficiente. Outro projeto nesta linha do tempo é introduzir mais biodiversidade no programa de pesquisa.

 

A Barenbrug não pode moldar um mundo melhor sozinha. Como você trabalha com parceiros para alcançar um mundo mais sustentável?

Com certeza: não podemos fazer isso sozinhos. Temos certas expectativas em relação aos nossos fornecedores e às pessoas com quem trabalhamos. Veja a indústria de embalagens, por exemplo: pedimos aos nossos parceiros que sugerissem opções mais sustentáveis para embalar e transportar as sementes. Estamos trabalhando junto com eles, mas também esperamos que eles encontrem soluções melhores.

Isso vale, também, para a indústria de frete. Transportar sementes para nossas instalações e, em seguida, de nossas instalações para nossos clientes, gera muitas emissões, o que é um grande desafio - esperamos que as empresas de transporte encontrem um caminho mais sustentável a seguir, usando veículos de baixa emissão.

Finalmente, ajudamos nossos produtores a procurar maneiras de cultivar nossas sementes forrageiras de uma forma mais sustentável, mas mesmo isso não podemos fazer por conta própria: é um esforço colaborativo com a indústria de sementes em geral. Como membros de organizações de sementes, trabalhamos em conjunto com outros participantes, levando a sustentabilidade ao topo da agenda do setor.

Por fim, você pode nos contar sobre as incríveis inovações que vocês têm em preparação?

É difícil escolher um projeto específico! Tenho muito orgulho de trabalhar para uma empresa que já tem a sustentabilidade em seu DNA, sendo uma empresa de sementes. Mas o que estou particularmente animado é o trabalho que fazemos em nossas fazendas de pesquisa. Onde, por muitos anos, já simulamos os desafios que temos pela frente, como secas, doenças e redução de insumos. Ao explorar essas circunstâncias em nossas fazendas de pesquisa, já fomos capazes de selecionar plantas que podem lidar com tais ameaças. Nos próximos anos, podemos trazer essas plantas ao mercado e ajudar nossos clientes finais a enfrentarem seus desafios com sucesso. Isso, para mim, é muito empolgante.

voltar