Não há tanta diferença em termos nutricionais, são espécies da mesma família, que é o Cynodon dactylon. A diferença nutricional vai estar mais relacionada à época do ano, manejo de adubação e frequência de corte e/ou pastejo.
O Cynodon dactylon é uma graminea indicada para pastejo, produção de feno ou para ensilar?
A gramínea pode ser utilizada tanto para pastejo quanto para corte, produção de feno ou pré secado.
Qual é o manejo mais indicado para o Cynodon: contínuo ou rotacionado?
O Cynodon dactylon pode ser utilizado tanto no manejo de pastejo contínuo quanto no pastejo rotacionado.
Qual a diferença do Cynodon dactylon Barenbrug para o Capim Vaqueiro?
As principais diferenças a campo são: 1) a estrutura da planta, o vaqueiro cresce mais prostrado ao solo e tem um porte de dossel mais compacto, é mais baixo e rasteiro em comparação ao Cynodon dactylon Barenbrug, que possui um porte de crescimento mais ereto, atingindo mais rápido a altura tanto de corte quanto de pastejo; e 2) o rendimento da operação de corte do Cynodon Barenbrug é maior que a do vaqueiro, pois a mesma hora de trator colhe mais área do nosso do que do vaqueiro, e consequentemente a produtividade também tende a ser um pouco maior porque aumenta a frequência de corte.
O cultivar Cynodon dactylon e o cultivar Tifton 85 possuem algum parentesco?
Sim, o Cynodon dactylon Barenbrug e o Tifton 85 são espécies do mesmo gênero, contudo, tem características diferentes, como, por exemplo, o Cynodon dactylon tem o seu estabelecimento por sementes e o Tifton 85 é por mudas (leia mais sobre a diferença nas respostas abaixo).
O Cynodon dactylon e o Tifton 85 são mais ou menos exigentes em relação à qualidade do solo?
A diferença em relação à qualidade do solo está mais associada a estrutura da planta. Por exemplo: o Cynodon dactylon Barenbrug, por ter ramos e folhas mais finas, não perde qualidade com a mesma facilidade que o Tifton 85 caso ultrapasse da altura de corte ou pastejo. Os dois são iguais em relação a exigência de fertilidade do solo. As espécies do gênero do Cynodon são consideradas de alta exigência em fertilidade do solo”
A diferença de custo na implantação do Cynodon por sementes em relação ao Cynodon por mudas é grande?
A diferença de custo de implantação do Cynodon por semente (Cynodon dactylon Barenbrug) ou do Cynodon por mudas (caso do Tifton 85) pode ser maior ou menor a depender de uma série de fatores, como, por exemplo, disponibilidade e custo de mão de obra (em caso de mudas) e o valor/qualidade da muda em si. Um dos benefícios da implantação por sementes é a capacidade de mecanização do processo, o que colabora para redução de custos. Para maiores informações, sugiro entrar em contato com o atendimento comercial da Barenbrug do Brasil para receber um atendimento técnico personalizado.
Qual critério o produtor deve levar em conta na escolha da forma de plantio?
Deve se levar em consideração, na hora da escolha da forma de plantio, se o solo supri todas as exigências em fertilidade do Cynodon. O produtor que busca o sucesso necessita se atentar a alguns pontos de manejo. São eles: 1) solo deve estar bem-preparado, descompactado e bem nivelado; 2) a semente compactada com rolo compactador; 3) a compactação do solo deve acontecer antes e após a semeadura com rolo compactador; 4) a janela de semeadura deve ser respeitada (é importante não faltar água, pois a semente é muito pequena e possui baixa reserva); 5) e com o controle preventivo de invasoras.
Qual tipo de solo é mais apropriado para o Cynodon dactylon Barenbrug?
O solo mais apropriado para o Cynodon dactylon precisa preencher os critérios citados acima, respeitando a taxa de semeadura de 30 kg/ha, além de uma pluviosidade mínima de 800 mm na região. O Cynodon dactylon se adapta bem a qualquer tipo de solo, tanto argiloso quanto arenoso.